POR: AratuOn

A Bahia ganhou uma novidade: a primeira clínica privada voltada para o atendimento da população LGBTQI, a Clínica Plural – Assistência Integrada em Saúde e Gênero, já está em  pleno funcionamento.

Com abertura oficial marcada para 14 de agosto, o espaço ocupa a sala 711 do Edifício Fernando Filgueiras, bairro da Garibaldi, e oferece atendimento nas áreas de Endocrinologia, Cirurgia Plástica, Urologia, Psiquiatria, Psicologia, Nutrição e Fisioterapia.

O público LGBTQI+ apresenta necessidades específicas, que nem sempre são respeitadas e/ou atendidas pelos serviços de saúde existentes no Brasil. Em relação ao atendimento das demandas da população trans, existem renomados centros de referência no exterior, mas no nosso país, os serviços são ainda escassos, restritos somente a Hospitais Universitários e Centros de Referência através do SUS, ou a profissionais particulares avulsos.

A iniciativa surgiu a partir de uma ideia compartilhada por quatro médicos: a psiquiatra Larissa Freitas, a endocrinologista Renata Lago, o urologista Ubirajara Barroso e o cirurgião plástico José Amandio, que decidiram criar uma clínica em que o público LGBTQI+ fosse atendido adequadamente em suas particularidades e, principalmente, ouvido por especialistas empáticos com suas demandas.

O grupo de médicos ampliou a equipe de profissionais, trazendo também o psicólogo Gilmaro Nogueira, o nutricionista Paulo Victor Pinheiro e a fisioterapeuta Maria Luiza Veiga.
Atendimento à população trans e Redesignação sexual
A redesignação sexual é o procedimento cirúrgico que intervém na genitália do indivíduo, com o intuito de modificá-la para aquela socialmente associada ao gênero que ele se reconhece. A Plural oferece esta cirurgia, que é realizada pelo urologista e direcionada às mulheres trans que desejarem a alteração genital. A redesignação sexual em homens trans ainda não está regulamentada no Brasil, por isso não é oferecida pela equipe da clínica.
A Plural também atende a outras demandas relacionadas à transição, muitas delas realizadas pelo cirurgião plástico, como a retirada de glândulas mamárias, redução do pomo de Adão, feminilização ou masculinização da face, dentre outras.
A clínica futuramente contará também com profissionais da área de fonoaudiologia e ginecologia.
O horário de funcionamento da Clínica Plural é de segunda à quinta, das 8h às 18h, e sexta-feira, das 8h às 17h. Os telefones de contato são (71) 3334-6149 e (71) 99993-6149, sendo esse último também Whatsapp.