WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

camara de ilheus



junho 2021
D S T Q Q S S
« maio    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
videos


Famosos: Ex-Loira do Tchan que virou policial diz que passou em mais dois concursos

Crédito: UOL

Silmara Miranda, que fez parte do grupo “É o Tchan” entre 2003 e 2007, ganhou notoriedade recentemente por conta de sua nova profissão: ela se tornou policial rodoviária federal. Nesta semana, ela revelou que passou em mais dois concursos: de escrivã e agente da Polícia Civil.

Ela falou sobre o assunto ao interagir com seguidores no Instagram, por meio de uma caixa de perguntas no Stories, em que também explicou a decisão de prestar concurso: “Não estava muito contente com minha vida profissional e financeira. Mas desde a época da primeira faculdade, lá com os meus 22 anos, já queria estudar para concurso. Eu queria o que todo mundo quer: estabilidade”, contou ela, que é formada em Jornalismo.

“Se você está pensando em fazer o próximo concurso da PRF, pegue firme nos estudos. Disciplina e determinação são ingredientes mágicos para alcançar qualquer objetivo. Para quem perguntou, comecei a estudar em 2017, mas a prova foi só em 2019, então tive dois anos para me preparar. Comecei do zero, com 36 anos. O processo é mesmo muito longo e lento. Tem que ter paciência e fé de que tudo vai dar certo”, incentivou.

Depois da aprovação, a ex-bailarina ainda precisou passar por várias aulas práticas e teóricas antes de assumir a função, cujo salário bruto é de R$ 9,8 mil. “É cansativo, mas maravilhoso. Tão enriquecedor! Nós chegamos na UniPRF grandes e saímos gigantes. Você tem que se dedicar, mas é muito prazeroso aprender ser Polícia Rodoviária Federal”, elogiou.

“Passa rápido. Que orgulho e satisfação em poder vestir o uniforme azul no final desses quatro meses. A sensação de vitória também acho que varia conforme sua luta. E por aqui a luta foi muito grande. Muito mesmo. Por isso eu transbordo emoção e sou muito grata a Deus por poder viver esse momento”, finalizou.

Saúde prepara parecer para desobrigar uso de máscara, diz Bolsonaro

Declaração foi dada durante evento no Palácio do Planalto | Alan Santos/PR/SBT

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, nesta 5ª feira (10.jun) que o Ministério da Saúde trabalha em um parecer para desobrigar o uso de máscaras por pessoas vacinadas ou que tenham se recuperado da covid-19. A declaração foi dada durante evento no Palácio do Planalto.

“Acabei de conversar com um tal de Queiroga, não sei se vocês sabem quem é, nosso ministro da Saúde, e ele vai ultimar um parecer visando a desobrigar o uso de máscara por parte daqueles que estejam vacinados ou que já foram contaminados”, disse o presidente.

Em seguida, Bolsonaro chamou a máscara de “símbolo” e disse que ela “tem sua utilidade para quem está infectado. “Se bem que, para nós, o nosso protocolo para quem está infectado, esse sim é fica em casa. Não aquele fica em casa todo mundo. A quarentena é para quem está infectado. Não é para todo mundo, porque isso destrói empregos, mata de outra forma o cidadão, mata de fome, de depressão, aumnta a violência em casa, aumenta o abuso contra criança”, afirmou, mais uma vez fazendo críticas às medidas de isolamento.

Autoridades internacionais de saúde ressaltam que, mesmo quem já está vacinado pode transmitir a covid-19. Sobre os recuperados, não há garantias de que os anticorpos adquiridos sejam permanentes ou suficientes para impedir uma nova infecção. A ciência já identificou casos de reinfecção, sobretudo após o surgimento de novas variantes.

Nos Estados Unidos, o uso de máscara foi desobrigado para vacinados em locais abertos. Contudo, por lá, 51,45% da população já foi imunizada — segundo o site Our World in Data –, enquanto no Brasil, o número é de 25,09% de vacinados com uma dose — que ainda não garante a imunização — e apenas 11,15% com duas doses.

Em vídeo, o ministro Marcelo Queiroga disse ter recebido um pedido de Bolsonaro para fazer um estudo sobre o uso do equipamento de proteção. “O presidente acompaha o cenário internacional e vê que em outros países onde a campanha de vacinação já avançou, as pessoas já estão flexibilizando o uso das máscaras”, relatou. Procurado, o Ministério da Saúde ainda não se pronunciou sobre a declaração do chefe do Executivo.

 

Ilhéus: Prefeitura esclarece paralisação da coleta de lixo

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), informa que a coleta de lixo começou a ser normalizada na manhã desta quinta-feira (10). Devido às chuvas que caíram na cidade nos últimos dias, o acesso ao Aterro do Itariri, local de descarte dos resíduos, estava interditado. Por esse motivo, o serviço foi paralisado na quarta-feira (9).

A Secsurb informa que as melhorias na parte interna do aterro que dá acesso às células de descarte já começaram e o serviço de coleta dos resíduos no município está sendo executado normalmente.

Política: Ciro Gomes assume que tem conversado com ACM Neto sobre 2022 e provoca PT: “perdão, Jaques Wagner”

Crédito foto: Linha de Frente/crédito de reportagem: Aratu on

O ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) assumiu que tem mantido conversas com o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), sobre as eleições 2022. O pedetista é pré-candidato à Presidência da República e o democrata ao Governo da Bahia.

“Nós estamos numa fase em que está todo mundo conversando com todo mundo. Não há nada conclusivo entre ninguém com ninguém. O STF adiantou em quase dois anos o processo eleitoral com a decisão a favor do Lula. Tenho conversado, sim, com ele, quem conduz essas conversas é o presidente Carlos Lupi”, disse o ex-ministro durante coletiva concedida a jornalistas baianos.

De acordo com Ciro, as conversas têm o objetivo de “criar uma amplíssima frente para disputar” o pleito. “PV, PDT e Rede, esse grupo pretende conversar com outras frentes mais à direita, para dar base para as reformas que o Brasil precisa. Ninguém sabe com que partidos contará, nem eu, nem o Bolsonaro, nem o Lula, porque isso só se definirá por volta de abril do ano que vem”.

Ciro também provocou o senador Jaques Wagner, que recentemente disse que o pedetista tem tensionado as relações.

“Nós precisamos pedir permissão ao grande patrão para disputar eleição? É um disparate. O PDT está tentando construir um caminho, não vamos tomar de ninguém. Vamos sugerir que não voltem ao passado. O PT governou o Brasil por quatro eleições e não fizeram uma reforma. Perdão, Jaques Wagner, quero só poder falar para o povo nossas ideias. Aqui na Bahia nós temos muita confiança em Felix Mendonça. O PDT ajudou Rui Costa e Jaques Wagner lá no passado e não nos arrependemos disso, mas nós queremos olhar para o futuro”.

Ciro Gomes também explicou porque decidiu se posicionar contra o ex-presidente Lula. “Eu nunca vi uma situação tão grave como tenho visto hoje. O Bolsonaro roubava dinheiro da gasolina do gabinete dele e de repente vira presidente do Brasil. Haveria Bolsonaro se não fosse a profunda contradição econômica que o Lula produziu? Vou arcar com as consequencias da minha posição. Eu ajudei o Lula, mas ele está tomado de ódio, o que ele pode fazer para o Brasil agora que ele não fez nos últimos anos? Eu acredito que nada”.

Retomada de voos para a Bahia aumenta com temporada de férias; o Estado contará com novas rotas

A recuperação do tráfego aéreo da Bahia, reduzido com a pandemia, ganha impulso em junho e julho para atender a demanda de turistas em temporada de férias. Várias frequências operadas pelas grandes companhias serão reativadas, tanto para o aeroporto de Salvador como para os de cidades do interior. Além disso, novas rotas serão inauguradas este mês de junho, tendo como destino as cidades de Mucugê, na Chapada Diamantina, e a Ilha de Comandatuba, no município de Una (sul do Estado).

Na esfera internacional, está prevista a volta dos voos da Air Europa de Madri para a capital baiana, no dia 20 de julho. A principal novidade no setor aéreo baiano, no entanto, é a entrada em operação da empresa ITA, do Grupo Itapemirim, que, no dia 30, estreia um voo ligando o aeroporto de Guarulhos (SP) a Salvador, com escala em Porto Seguro.

“A retomada de voos é fundamental para o incremento de nossas atividades turísticas nesta fase em que muitos estão de férias, mas sempre com a preocupação de seguir os protocolos e as determinações de cuidado com a saúde e a segurança de todos”, afirma o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar.

Depois de reativar seu hub em maio, no aeroporto de Salvador, com o retorno de voos para seis destinos, a Gol Linhas Aéreas volta a operar mais seis frequências para a capital a partir de 18 de junho. Neste dia serão retomadas as ligações com Teresina e João Pessoa. No dia 19, voltam as operações com Palmas (TO) e Porto Alegre. Já no dia 2 de julho, serão retomadas as ligações da capital baiana com Curitiba e com Petrolina.

Segundo a Vinci Airports, serão, da companhia, três frequências semanais provenientes de Teresina, aumentando para quatro a partir de julho; quatro por semana, de João Pessoa; três por semana, de Palmas, aumentando para quatro a partir de julho; cinco por semana, de Porto Alegre; seis, de Curitiba, e seis, de Petrolina. A meta da Gol é retomar todos os 25 destinos operados a partir de Salvador até meados de julho.

Base do hub do Gol, o Salvador Bahia Airport, administrado desde 2018 pela Vinci Airports, foi apontado como o Aeródromo Mais Sustentável do Brasil pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O reconhecimento deve-se às muitas ações ambientais implementadas no local. Com as obras de modernização e ampliação do terminal, a capacidade de passageiros passou de 10 milhões para 15 milhões por ano.

Também a Azul Linhas Aéreas Brasileiras contribui para a retomada de vôos na temporada de férias. A companhia informa por meio de sua assessoria que, no comparativo entre junho e julho, Salvador passará de 19 para 24 voos diários. Ilhéus passa de um para quatro e Porto Seguro de quatro para 10. A Bahia contará com quase 40 voos por dia da Azul, de e para o estado.

Chapada Diamantina

O acesso via aérea à Chapada Diamantina, antes restrito às operações no aeroporto de Lençóis, ganha agora uma nova rota comercial, operada pela Abaeté Aviação, ligando Salvador ao aeródromo da Fazenda Progresso, no município de Mucugê. Serão dois voos semanais, às quintas-feiras e domingos, a partir do dia 17, segundo o diretor da empresa, Tiago Tosto. As partidas de Salvador serão às 13h, com chegada em Mucugê às 14h30. As viagens reversas serão às 15h.

No dia 26 de junho terão início as operações comerciais no aeródromo do Hotel Transamérica, na Ilha de Comandatuba, por meio da Azul. A previsão é de voos aos sábados, chegando e partindo para os aeroportos de Congonhas (SP) e Confins (MG). Os procedentes da capital paulista pousarão às 15h, com partida às 16h. Já as aeronaves vindas da capital mineira chegarão à Ilha às 16h25 e partirão às 17h25.

A partir de 1º de agosto é a vez da Latam Airlines Brasil operar também, com aeronaves Airbus A 320, a rota entre Congonhas e Comandatuba (o destino do sul da Bahia já era atendido pela companhia com voos charters, mas não regularmente). As passagens já estão à venda nos sites www.latam.com e www.latampass.com.

A ligação entre São Paulo e Comandatuba deve-se à preferência atual dos passageiros pelo turismo doméstico. “A Latam está muito sintonizada com a mudança do perfil do passageiro que já começa a alavancar a retomada do setor aéreo brasileiro. Teremos mais turistas visitando o Nordeste e menos viajantes a negócios na ponte aérea Rio-São Paulo”, prevê Diogo Elias, diretor de Vendas e Marketing da companhia.

Interior

Em cidades turísticas como Porto Seguro, a oferta de voos sobe consideravelmente também em junho. Segundo a coordenadora de Operações Aeroportuárias do aeroporto da cidade, Adriana Vieira, a média de voos passa de 288 em maio para 410. O município passa a contar também com os voos da ITA, procedentes de Salvador e Guarulhos (SP), a partir do dia 30, e de Confins (MG) e do Rio de Janeiro, em julho.

A concessionária do Aeroporto de Ilhéus informa que, durante o mês de junho, a companhia Azul prevê voos interligados ao aeroporto de Confins (MG) e a retomada da rota com o aeroporto de Salvador (BA). As companhias Gol e Latam preveem voos entre a cidade e o aeroporto de Guarulhos (SP) e a VoePass entre Ilhéus e a capital baiana.

Já no mês de julho, além das rotas citadas, a Azul deve retomar as operações com o aeroporto Viracopos (SP) e incluir o aeroporto Santos Dumont (RJ) como novo destino, enquanto a Latam estima a inclusão de Congonhas (SP) em sua malha aérea. As previsões, no entanto, podem ser alteradas a qualquer momento por decisão das companhias.

No aeroporto de Vitória da Conquista, segundo a concessionária, estão previstos, pela Azul, durante o mês de junho, voos de e para Confins (MG) e a retomada da rota entre Salvador (BA), destino também operado pela VoePass. A Gol deverá continuar operando a rota com o aeroporto de Guarulhos (SP).

Já no mês de julho, além dos destinos citados, a Azul prevê a retomada da ligação com Viracopos (SP) e a Gol incluirá nova frequência para Guarulhos (SP) com pernoite em Conquista. A concessionária adverte, no entanto, que a malha aérea pode ser alterada a qualquer momento por decisão das companhias.

Itapemirim

Salvador e Porto Seguro foram escolhidos como destinos na semana de estreia da ITA Transportes Aéreos, companhia do Grupo Itapemirim que no dia 30 de junho lança um voo interligando a capital e as cidades de Porto Seguro e São Paulo (Guarulhos). As viagens serão diárias, utilizando aeronaves Airbus A 320 com mais espaço entre as poltronas. Não será cobrado o embarque de bagagem com até 23 kg.

As passagens de Confins para Salvador estão à venda no site voeita.com.br e em agências de viagens credenciadas. No site estão à venda também passagens do Galeão (RJ) para Porto Seguro, em julho, e de Salvador para o Galeão.

Internacional

Depois da volta, em abril, das operações da TAP entre Lisboa e Salvador, outro voo internacional, suspenso com a segunda onda da pandemia, vai retornar. No dia 20 de julho, a Air Europa reativa a rota entre Madri e Salvador. Será, a princípio, uma frequência semanal, às terças-feiras, com chegada a Salvador às 19h50 e partidas para Madri na quarta-feira, às 15h30. A partir de setembro, segundo o diretor-geral da companhia, Romero Gonzalo, será reativada a segunda frequência, aos domingos.

Ilhéus: Jerbson Moraes diz que a crise entre ele e o prefeito é pessoal, e não institucional

Sim, a luz amarela está acesa. Mas não é entre o presidente da Câmara e o prefeito de Ilhéus. Não é institucional, é pessoal. É entre o vereador Jerbson Moraes e o correligionário Mário Alexandre. O esclarecimento foi feito hoje (09) pelo vereador, durante entrevista no Programa Tropa de Elite, na Gabriela FM.

Segundo Jerbson, há cerca de 40 dias não consegue estabelecer contato nem telefônico com o prefeito.

“Minha relação com ele é de irmão, de amizade, carinho e respeito. Mas não preciso provar mais a minha lealdade, gratidão. Política não se faz sozinho. Quando há interesse pessoal envolvido dá erro. A luz amarela diz que é preciso que ele e o grupo definam se Jerbson Moraes deve ser visto como importante ou não para o projeto político”, afirmou.

Foto emblemática

Jerbson mostrou-se surpreso com o fato de ontem à tarde, minutos antes da sessão na Câmara, o prefeito ter se reunido com um grupo de vereadores sem que ele, como presidente da Casa, sequer tenha sido convidado. Havia, segundo ele, “até vereador crítico à gestão na foto registrada durante o encontro”.

O presidente da Câmara afirmou que para ter continuidade em qualquer grupo político é fundamental que seus integrantes estejam se sentindo bem, sendo importantes. “Sou do PSD, pedi voto para ele nas duas eleições, achei estranho”, reconheceu.

Questionado pelos comunicadores Robertinho Scarpitta e Marinho Santos o porquê de tentar separar a crise pessoal da institucional, Jerbson explicou que não tem problema com nenhum vereador. “Respeito o mandato de que lado esteja e que pensamento político tenha. Não posso usar a presidência da Câmara para ir de encontro aos interesses do Executivo que sejam de interesse da cidade”.

Avanços administrativos no Legislativo

Durante a entrevista o presidente da Câmara falou da necessidade que encontrou para rearrumar administrativamente a Câmara de Vereadores. “Com a economia que fizemos, a Casa vai voltar a uma realidade mais confortável”, garantiu, anunciando para o segundo semestre o retorno do ticket alimentação dos servidores, o pagamento de 1/3 de férias e a primeira parcela do 13º salário.

E explicou a medida adotada semana passada, quando terminou expondo publicamente a crise com o prefeito Mário Alexandre. Segundo Jerbson, com a Reforma Administrativa aprovada, o Poder Executivo teria que ter enviado uma Lei Complementar Orçamentária para que a administração pudesse distribuir o novo organograma administrativo da Prefeitura. “Mandaram a reforma sem lei. Um mês depois é que as leis foram enviadas, querendo que fossem distribuídas pela competência. Levou um mês para mandarem. Exatamente no dia que chegou precisava ser distribuído? Tinha que ser na terça? Não podia ser na quarta?”, questiona.

Erros técnicos

Jerbson Moraes garante que os projetos estavam equivocados tecnicamente, com Emendas Orçamentárias impositivas dos vereadores sendo anuladas e readequando essas verbas na reforma. “A lei proíbe isso”, assegura. “Chamei os vereadores e expliquei. Todos concordaram. Mas, durante o retorno à sessão, o líder disse que estava errado e causou toda essa loucura”.

O presidente da Câmara atribuiu à um “Comitê de ódio”, a autoria de Fake News e até de uma Nota Pública contra a sua decisão. Era um documento assinado até pelo PSD, o meu partido. Ora, se eu sou do PSD, como não foi pedida a minha opinião?”, questiona. “Foram pra cima de mim como se fosse afetar minha decisão. Não afetou”, disse aos comunicadores. Os dois polêmicos projetos tramitaram novamente ontem e seguem para a Comissão Permanente de Justiça da Câmara para serem analisados. “De tudo isso podem ter uma certeza”, afirmou. “Não há nada contra o governo desde que seja correto e positivo para a cidade. Não serei presidente bom ou ruim. Serei um presidente justo”, concluiu.

Auxílio emergencial será prorrogado por mais dois meses

O auxílio emergencial será prorrogado por ao menos mais dois meses. O anúncio foi feito na noite de 3ª feira (8.jun) pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Com a medida, os pagamentos do benefício ficam previstos para até setembro.

Além dos dois novos meses, o governo indica a possibilidade de prorrogar por mais tempo, a depender da evolução da vacina contra covid-19 no Brasil. Antes, o auxílio estava definido para terminar em julho.

“Todos os governadores estão dizendo que toda a população adulta estará vacinada no final de setembro. Se isso não acontecer, a gente estende o auxílio emergencial. Nós estamos estendendo para agosto e setembro. Se for necessário, estenderemos mais”, disse Guedes.

Não foram divulgadas informações referentes aos valores e como funcionará a prorrogação. O pagamento médio do benefício atualmente é R$ 250, com variações a depender das famílias.

O titular da economia também disse que quem decidirá os prazos será o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). E afirmou que após a prorrogação, o governo deverá ter foco em um novo programa social para ocupar o lugar do Bolsa Família. Ainda não há detalhes sobre como funcionará esse programa.

Recurso para o auxílio

O ministro afirmou ainda que a prorrogação do benefício virá após abertura de crédito extraordinário. “O auxílio emergencial são R$ 9 bilhões por mês. Então, seriam R$ 18 bilhões por dois meses. Só que R$ 7 bilhões já estão lá de remanescente do auxílio emergencial do ano passado. Precisaríamos de R$ 11 bilhões, que viriam por crédito extraordinário”, declarou.

As falas do ministro ocorreram durante conferência virtual do Bradesco BBI em Londres.

Bahia: Fábrica deve gerar 300 empregos no município de Iguaí

Em atuação há 15 anos na Bahia, a DASS Nordeste Calçados e Artigos Esportivos deve gerar 300 empregos diretos e investir até R$ 6 milhões na implantação de mais uma unidade industrial no estado, dessa vez em Iguaí. Atualmente, a empresa possui quatro unidades, uma em Santo Estevão, outra em Itaberaba e duas em Vitória da Conquista. O acordo foi firmado durante a assinatura do protocolo de intenções com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), nesta terça-feira (8).

“É com enorme satisfação que anunciamos mais uma instalação desse grupo, que já promove quase 10 mil empregos no estado. Continuamos empenhados em atrair e prospectar ainda mais empreendimentos para as regiões baianas”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal.

A unidade vai fabricar a confecção de vestimentas com a capacidade de produção prevista em até 920 mil peças por ano. Hoje, o Grupo possui unidades fabris, corporativas e comerciais no Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, São Paulo e Argentina.

Bolsonaro indica Marcelo Crivella para embaixada na África do Sul

Crédito de foto: agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) indicou ao governo da África do Sul o ex-prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella (Republicanos) para a embaixada brasileira no país. A informação foi divulgada pelo Correio Braziliense e confirmada pelo SBT News por pessoas ligadas ao político.

Agora Crivella aguarda a aprovação do governo sul-africano para que seu nome seja oficializado e, então, ser sabatinado na Comissão de Relações Exteriores, do Senado Federal.

Prezo em 22 de dezembro de 2020, Crivella foi denunciado como chefe de um “QG da Proprina” na Prefeitura do Rio. Ele passou uma noite no presídio de Benfica, na Zona Norte da capital carioca, mas passou a cumprir prisão domiciliar no dia seguinte.

Covid-19: Governo do Estado mantém toque de recolher e proibição da venda de bebida alcoólica no fim de semana

O Governo do Estado decidiu prorrogar a restrição da locomoção noturna de pessoas das 21h às 5h, em toda a Bahia, até 15 de junho. Nos municípios localizados nas regiões da Chapada Diamantina, Oeste, Irecê, Jacobina, Sudoeste e Extremo-Sul, o toque de recolher vale das 20h às 5h. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (8).

Nos municípios integrantes das regiões de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, a restrição na locomoção noturna será válida das 22h às 5h.

Também fica proibida, em todo o território baiano, a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), no período das 18h de 11 de junho até as 5h de 14 de junho.

A comercialização de bebida alcoólica no fim de semana será liberada somente em municípios integrantes de regiões de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos.

Região Metropolitana de Salvador

Na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a restrição de locomoção noturna será das 20h às 5h, entre a próxima sexta (11) e segunda-feira (14). De terça (8) a quinta-feira (10), o toque de recolher permanece das 22h às 5h. A medida vale para os municípios de Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz.

Ainda na RMS, a venda de bebida alcoólica fica proibida em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, das 20h de sexta (11) até as 5h de segunda-feira (14).

A circulação dos meios de transporte metropolitanos será suspensa das 22h30 às 5h, de terça-feira (8) a quinta-feira (10). Já de sexta (11) a domingo (13), os meios de transporte metropolitanos não circulam das 20h30 às 5h.

De terça (8) a quinta-feira (10), a circulação de ferry boats será suspensa das 22h30 às 5h. Na sexta-feira (11), os ferrys não circulam das 20h30 às 5h, ficando vedado o funcionamento no sábado (12) e no domingo (13).

As lanchinhas também não devem circular das 22h30 às 5h, de terça (8) a quinta-feira (10). Já entre sexta-feira (11) e domingo (13), as lanchinhas não circulam das 20h30 às 5h, limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade da embarcação no sábado (12) e domingo (13).

Aulas

As unidades de ensino públicas e particulares podem manter as atividades de forma semipresencial. Para que isso ocorra, é necessário que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid esteja abaixo de 75%, por cinco dias consecutivos, nas regiões de saúde.

Além disso, as atividades letivas devem ficar condicionadas à ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula e ao atendimento dos protocolos sanitários estabelecidos.

Eventos e shows

Os eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas continuam proibidos até 15 de junho, em todo o território baiano, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados. Segue suspensa ainda, até 15 de junho, a realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, além de atividades esportivas amadoras em todos os municípios baianos.

Os eventos exclusivamente científicos e profissionais podem ocorrer com público limitado a 50 pessoas. Já os atos religiosos litúrgicos ficam permitidos mediante a ocupação máxima de 25% da capacidade do local. O funcionamento das academias também permanece autorizado mediante a ocupação máxima de 50%.

Continua vedada, em todo o território baiano, a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras até 15 de junho, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações.











rl consultoria




web