WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





julho 2020
D S T Q Q S S
« jun    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
videos

the brook estamparia

Ilhéus: A partir de hoje (13) fica restrita a circulação de pessoas nas ruas em determinado horário; bloqueios serão realizados nas vias de entrada da cidade

Foto: José Nazal

Diante dos números crescentes apresentados nas cidades circunvizinhas, na região cacaueira e na Bahia, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, com vistas a contribuir com as medidas preventivas e de contigenciamento à Covid-19, publicou um decreto municipal n° 49 na tarde do último sábado (11) que determina a restrição da circulação e permanência de pessoas em vias, equipamentos, locais e praças públicas da cidade, das 21h às 5h, bem como o acesso ao território neste período de horário.

A duração dessa medida restritiva é de 8 dias, com vigência a partir da 00h do dia 13 de julho de 2020 até as 24h do dia 19 de julho de 2020. Bloqueios serão realizados nas vias de entrada da cidade. A medida se faz necessária diante do contexto regional, em que há o aumento alarmante do número de casos em cidades circunvizinhas.

Resultado da parceria e alinhamento do município com o Estado, a determinação é realizada para evitar a disseminação do vírus na região e na Bahia. Esta ação de enfrentamento ao coronavírus também está sendo realizada em outros municípios, todos em consonância com as ações adotadas pelo governo estadual, visando evitar um colapso na saúde em cidades do interior.

De acordo com o prefeito Mário Alexandre, “no diálogo e ações em conjunto com o Governo do Estado, entre as cidades mais populosas, Ilhéus saiu do segundo para o sétimo lugar na lista que registra os municípios com maior número de casos, fruto de muito trabalho, perseverança, implantação de novos leitos e ações restritivas. Nesse ranking, nosso objetivo é ficar cada vez mais longe. Para isso, conto com a colaboração e adesão de todos”.

Conforme o decreto, a exceção à restrição da circulação de pessoas se aplica somente em caso de necessidade de deslocamento para ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos, ou situações em que fique comprovada a urgência. A referida restrição não se aplica para servidores, funcionários e colaboradores, que no desempenho de suas funções, atuam nas unidades públicas ou privadas de saúde e segurança.

Estão autorizados a funcionar no horário de restrição apenas os serviços essenciais, como os serviços de delivery, farmácias, unidades de saúde, serviços de segurança privada, serviços funerários, postos de combustíveis, indústrias e estabelecimentos voltados a cuidado a animais. O mesmo se aplica às atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde.

O gestor Mário Alexandre ressaltou o compromisso entre a Prefeitura de Ilhéus e o Governo do Estado em salvar as vidas dos cidadãos ilheenses e do povo da região sul da Bahia.

ILHÉUS: EDUARDO SALLES SOLICITA INÍCIO DAS OBRAS DE REFORMA DA 13ª CIRETRAN

O deputado estadual Eduardo Salles se reuniu  com o diretor do Detran Bahia, Rodrigo Pimentel.  O encontro  teve como pauta a reforma da 13ª Ciretran de Ilhéus,  fruto de  um  pedido do ex-prefeito, Jabes Ribeiro,  e do presidente municipal dos  progressistas em Ilhéus, Cacá Colchões.
Pimentel informou que foram priorizadas as reformas das Ciretrans de Jequié ( já iniciada) e vai liberar os serviços das unidades de Feira de Santana e Ilhéus.
Para Eduardo Salles, a obra é fundamental para melhorar a segurança e o conforto dos trabalhadores e da população que procuram os serviços na 13ª Ciretran.

Ilhéus: Equipe distribui lixeiras no Condomínio Sol e mar

 

Léo Novais, juntamente com Cris Amaral e Anderson, realizaram a distribuição de lixeiras pelo condomínio Sol e Mar, com o objetivo de trazer organização e higiene a localidade.

“Cada morador pode contribuir para a limpeza do nosso condomínio, fazendo os descartes do lixo de maneira correta. Andando pelo condomínio, percebemos uma grande quantidade de embalagens plásticas pelo chão, por isso, vimos a necessidade de contribuir para conter esse problema,” disse Léo Novais.

Essa ação contribui diretamente para qualidade de vida dos moradores, que poderão contar com diversos locais para depositar resíduos, preservando dessa forma seu patrimônio.

Turismo: Prefeitura mantém Ilhéus na rota dos navios de cruzeiros para temporada 2020-2021

Com previsão de início para o mês de dezembro, a temporada de navios promete aquecer a economia local. De acordo com a Prefeitura de Ilhéus, as empresas de cruzeiros continuarão operando no município, com algumas escalas já programadas para o período da alta temporada. O diálogo do prefeito Mário Alexandre com importantes companhias possibilitou a permanência da cidade como um dos principais roteiros do litoral brasileiro.

“Promovemos um diálogo firme e, com isso, asseguramos a continuidade do receptivo. A garantia da atividade turística gera emprego e renda, estimulando o crescimento da cadeia produtiva no município. O turista que visitou Ilhéus na temporada passada, hoje vai se deparar com uma cidade diferente, pois em pouco menos de um ano conseguimos avançar em infraestrutura e mobilidade, entregando importantes obras e empreendimentos à população”, destacou o gestor.

“Ilhéus é um destino muito importante, devido à sua importância histórica, arquitetônica e às lindas praias, além da hospitalidade do povo”, ressaltou Márcia Leite, diretora da MSC Cruzeiros. Ela explicou que os itinerários originalmente planejados foram mantidos com escalas na cidade. Contudo, o MSC Seaview será o único navio que não vai atracar, em razão de condições técnicas do Porto do Malhado, segundo comunicado da empresa.

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), responsável pelo terminal marítimo, já foi informada sobre a decisão. A Prefeitura de Ilhéus aguarda o parecer técnico, conforme contato mantido com a assessoria da Codeba.

Saúde: Falta de exercícios aumenta risco de trombose durante isolamento social

Tabagismo, obesidade e gravidez são fatores agravantes.

Novos sintomas e complicações ligados ao novo coronavírus (SARS-CoV-2) têm surgido com regularidade desde que a pandemia começou. Especialistas notam aumento de casos associados a formação de coágulos e tromboses, sendo frequente entre pacientes que evoluem para a forma mais grave da Covid-19.

Segundo o cirurgião vascular e angiologista da Clínica Angioclam, Sérgio Possídio, a redução de atividades físicas contribui para o agravamento do quadro da doença. “É importante que as pessoas na medida do possível mantenham algum grau de atividade aeróbica no domicílio”, recomenda o especialista.

A orientação atende ao alerta da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (Sbavc), que recomenda durante o período de isolamento social a manutenção de uma rotina saudável.

Apesar das visitas ao angiologista e ao cirurgião vascular serem mais comuns a partir dos 50 anos, devido a uma maior incidência de sintomas relacionados a especialidade, hábitos alimentares e de qualidade de vida podem impactar diretamente na saúde vascular de jovens e adolescentes.

Durante o isolamento social, especialistas sugerem atenção com a falta de consumo de fibras e o excesso de carboidrato, gordura e sódio na alimentação.

“Uma coisa que temos visto atualmente com a pandemia é o aumento de peso das pessoas, o que evidencia a trombose. O repouso prolongado e estático das pernas é um risco. Os sintomas mais comuns são dor, edema, vermelhidão e calor local”, relata Possídio.

O exame diagnóstico mais utilizado para detectar a trombose é o Ultrassom Doppler, disponível para os pacientes da Angioclam.

Os tipos de trombose são:

Trombose venosa – o mais comum. Acontece quando o coágulo de sangue bloqueia uma veia. Estima-se que cerca de 180 mil novos casos de trombose venosa surgem no Brasil a cada ano, sendo que ela também pode causar embolia pulmonar.

Trombose arterial – ocorre quando o coágulo de sangue bloqueia uma artéria. Acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e infartos podem ser consequências de tromboses arteriais. Esse tipo costuma ser mais grave do que a venosa.

Boa notícia: Vacina do Butantan contra o coronavírus entra na terceira fase de testes

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou hoje que a vacina contra o coronavírus desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac obteve autorização para iniciar a terceira fase de estudos clínicos.

Doria divulgou a novidade em seu perfil oficial do Twitter, informando que a autorização foi dada pela Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), do CNS (Conselho Nacional de Saúde). Nessa fase, a vacina poderá ser testada em um grupo maior de pessoas.

Pelo acordo com a Sinovac, 60 milhões de doses estarão disponíveis a partir de setembro, mas a distribuição só ocorrerá uma vez que a eficácia da vacina for comprovada e houver o registro. Na segunda-feira (6), após obter aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o governo de São Paulo já havia dito que os testes da CoronaVac vão começar no dia 20 de julho.

Somente profissionais da saúde vão participar dessa fase de testes e as inscrições abrem na próxima segunda-feira (13).

O estudo clínico envolverá 9 mil voluntários distribuídos nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, além do Distrito Federal. Parte delas receberá a vacina e outro grupo deve receber um placebo, sem efeito. O objetivo é verificar se há o estímulo à produção de anticorpo para proteção contra o vírus.

Expectativa

Anteontem, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse à CBN que acredita que a vacina já estará disponível no começo do ano que vem. Covas classificou a vacina como uma “nova esperança” e disse que ela está numa fase adiantada de seu desenvolvimento.

Segundo ele, estudos preliminares mostram que ela consegue dar proteção acima de 90% aos indivíduos. “Particularmente estou muito otimista em relação à disponibilização dessa vacina aqui pro Brasil no final desse ano, começo do ano que vem”, afirmou.

Polícia: Fundador da Ricardo Eletro é preso em SP por sonegação de impostos

Créditos: Uol

O empresário Ricardo Nunes, fundador da rede varejista de eletrodomésticos Ricardo Eletro, foi preso na manhã de hoje na Operação Direto com o Dono, deflagrada pelo MP-MG (Ministério Público de Minas Gerais) em parceria com a Secretaria da Fazenda mineira e a Polícia Civil, de acordo com informações da Globonews. Segundo a emissora, Nunes foi preso no estado de São Paulo.

O fundador da Ricardo Eletro é acusado de sonegação de impostos e lavagem de dinheiro. Segundo o MP-MG, a operação, que investiga mais empresários do ramo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, apura a sonegação de cerca de R$ 400 milhões em impostos que deveriam ter sido pagos ao estado de Minas Gerais.

A força-tarefa composta pelos três órgãos mineiros cumpre três mandados de prisão e mais 14 de busca e apreensão. A Polícia Civil foi às ruas das cidades mineiras de Belo Horizonte, Contagem e Nova Lima, além de cumprir mandados também em São Paulo e Santo André no estado paulista.

Ricardo Nunes teve determinado pela Justiça o sequestro de bens e imóveis seus avaliados em cerca de R$ 60 milhões. Isso porque há indícios de que o patrimônio, registrado no nome de suas filhas, mãe e um irmão, cresceu justamente no período da sonegação de impostos. A decisão judicial tem como objetivo ressarcir o dano causado ao estado mineiro.

Segundo o MP-MG, lojas da rede Ricardo Eletro cobravam dos consumidores impostos embutidos nos preços dos produtos, como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço), e depois empresários investigados no esquema embolsavam essa quantia.

A investigação que levou à prisão de Nunes ganhou força no ano passado com uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). Em novembro, a Corte definiu como crime a apropriação do ICMS.

O Ministério Público mineiro chegou à conclusão de que Nunes cometeu o crime de lavagem de dinheiro porque o seu patrimônio teve um crescimento vertiginoso justamente à época da sonegação. De acordo com o órgão, o empresário possui de dezenas de imóveis, participações em shoppings na região metropolitana de Belo Horizonte e fazendas.

Desde o ano passado, a Ricardo Eletro encontra-se em recuperação judicial, oficialmente sem condições de arcar com suas dívidas, que somavam cerca de R$ 3 bilhões. A rede já fechou várias lojas no país e chegou a encerrar sua operação no Mato Grosso.

Policiais civis fazem paralisação de 24h nesta quarta-feira (8)

Os Policiais Civis da Bahia vão parar as atividades por 24 horas, a partir desta quarta-feira (08/7), em Salvador e em todo o Estado. De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (SINDPOC), Eustácio Lopes, 30% do efetivo trabalha em todas as unidades e estão apenas permitidos prisão em flagrantes e levantamento cadavérico.

Segundo o presidente do SINDPOC, a categoria pede a implantação do protocolo de biossegurança nas Delegacias Territoriais, assento no Comitê de Crise de Combate à Covid-19 da SSP e pagamento de insalubridade para todos os policiais civis.

Os policiais se reuniram em assembleia virtual, na última quinta-feira (2) com representantes do sindicato, e demais entidades – Coletivo Juntos Somos mais Fortes, e decidiram por paralisar as atividades por 24h já que não existe diálogo com o governo do Estado.

O SINDPOC, informa que caso o cidadão durante a paralisação necessite realizar algum procedimento que busque a Delegacia Digital na internet.

Famosos: Gusttavo Lima atropela ciclista em Goiás

O cantor Gusttavo Lima se envolveu em um acidente na noite de ontem, em Goiânia.

O sertanejo voltava para a sua fazenda em Bela Vista de Goiás quando atropelou um ciclista. Segundo a assessoria de imprensa de Lima, o ciclista passou muito rápido na frente do carro e o artista não estava em alta velocidade.

“O carro era dirigido pelo cantor que ligou para o SAMU e permaneceu no local até a chegada do socorro médico. O ciclista, que não respeitou a sinalização de parada na via, teve leves ferimentos, foi encaminhado ao hospital e passa bem”, diz a nota divulgada pela assessoria.

O escritório do cantor está providenciando exames particulares para certificar que não houve nenhuma gravidade com a vítima, cujo nome e idade não foram divulgados.

A assessoria do cantor ainda informou que são falsas as informações que ele estaria detido.

Sintepav BA exige da empresa Tabocas a intensificação das medidas de segurança para preservação da saúde dos trabalhadores

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (Sintepav BA) tem adotado uma série de medidas desde o início da pandemia reconhecida pela Organização Mundial da Saúde – OMS no que se refere a Covid-19 (coronavírus), com o objetivo de preservar a vida, saúde, segurança e os empregos dos trabalhadores.

Diante do surgimento dos casos de covid-19 que atinge 169 trabalhadores na obra da Linha de Transmissão realizada na cidade de Itapetinga pela empresa Tabocas, o sindicato exigiu da empresa, o acompanhamento médico dos trabalhadores que estão nos alojamentos com o monitoramento de cada um dos casos, fornecimento de medicações que combatam os efeitos causados pelo coronavírus, alimentação adequada, além de acompanhamento psicológico.

O Sintepav BA intensificou a agenda de reuniões com as empresas sobre as políticas de segurança, ações de higienização nos canteiros de obras, exigência de testagem em massa dos trabalhadores e o afastamento imediato dos funcionários que tiveram contato com os trabalhadores que testaram positivo para a covid-19 sem comprometimento dos salários.

Desde a confirmação dos primeiros casos de coronavírus no Brasil, antes mesmo da existência dos protocolos de segurança emitidos pelos governos estadual e municipal, o sindicato através da Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho (SSST) da instituição, já havia encaminhado para todas as empresas do segmento da construção pesada, ofícios com medidas para diminuir os riscos de contágio do coronavírus nos canteiros de obras e frentes de serviços, com orientações para disponibilização de álcool em gel, estruturas de limpeza com água corrente, sabão e a proibição de aglomerações.

O sindicato a partir do compromisso com a categoria realizou medidas que consideram primeiro a saúde , a vida e os empregos dos trabalhadores. Nesse sentido, adotou uma mesa permanente com os Governos (Estadual e municipais) e as empresas para debater os seguintes pontos:

Comissão de monitoramento conjunto do quadro epidemiológico das cidades/obras, envolvendo ainda as áreas de saúde;

Implantação da Mesa Permanente (Governos Estaduais, Municipais, Empresas e Sindicato) para avaliação das condições dos trabalhadores nas empresas;

Estabelecimento de transporte próprio das empresas para o deslocamento dos trabalhadores nas obras;

Refeitórios com dilatação de horário para refeições, diminuindo o fluxo de modo a garantir um menor número de trabalhadores no café da manhã e no almoço;

Concessão de equipamentos de proteção, como álcool em gel, estruturas de limpeza com água corrente, sabão e toalha de papel, entre outros;

Liberação imediata dos trabalhadores incluídos no grupo de risco (60 anos, com doenças crônicas, grávidas, etc) sem prejuízos de seus salários.







rl consultoria




web