_Entre os dias 20 e 29 de outubro, Ilhéus vai aderir ao movimento nacional, que acontece em diversos municípios_

A Semana “Lixo Zero” se aproxima com a intenção de conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos. Com início nesta sexta-feira, dia 20 de outubro, a iniciativa visa informar a população ilheense sobre o descarte correto do lixo eletrônico. Em Ilhéus, a ação contará com atuação da Prefeitura, Companhia Independente da Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ecolog Ambiental e Associação Comercial e Industrial de Ilhéus (ACII).

O foco será o lixo eletrônico, com colocação de pontos de coletas em vários locais da cidade, a partir desta sexta-feira (20):
– Praça Pedro Mattos;
– UESC;
– Associação Comercial e Industrial de Ilhéus,
– Unidades de Saúde do Hernani Sá e do Nelson Costa;
– Colégio São Jorge;
– Colégio da Polícia Militar (CPM) Rômulo Galvão;
– Instituto Nossa Senhora da Piedade;
– Sede da Cippa

“A ideia é buscar sinergia com a UESC, a Ecolog, a Prefeitura e a Associação Comercial para incentivar o descarte regular dos resíduos eletrônicos na cidade de Ilhéus e também informar a população onde descartá-los”, ressaltou o Capitão PM Fábio Nilo.

Já o presidente da ACII, Paulo Sérgio dos Santos, destacou a importância da ação. “Infelizmente não temos essa educação, essa consciência e é preciso difundir isso. Temos um material altamente poluente no meio ambiente e que se descartado de forma aleatória em terrenos baldios, nas áreas de praias e rios torna-se extremamente nocivo”.

O lixo eletrônico tem o nome técnico de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE), abrangendo não somente computadores e celulares, mas qualquer tipo de eletrodoméstico, como micro-ondas, geladeiras e máquinas de lavar.

“A Semana Lixo Zero acontece para repensarmos sobre tudo que chamamos de lixo e jogamos em lugares inadequados, que na verdade não é lixo, mas sim, resíduo e que precisa ser devolvido para a cadeia produtiva, uma logística reversa”, disse Tatiane Bevenuti, professora visitante adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Inovação e Modelagem em Materiais (PROCIMM), do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da UESC.

Sobre essa logística reversa, Mateus Figueiredo, gestor de resíduos sólidos da Ecolog Ambiental explica que, “o resíduo chega na empresa e posteriormente fazemos todo o processo de manufatura reversa, que inclui a desfabricação, a destruição desse material para a geração das matérias-primas secundárias e posteriormente o envio para serem transformadas em um novo subproduto”.

A campanha segue até o dia 29 de outubro, porém, a necessidade de cuidarmos do descarte regular dos resíduos precisa ser um hábito rotineiro de toda a população.