_Diversos atletas da Confederação Brasileira e Federação Baiana de Canoagem participaram do evento, que contou com apoio da Prefeitura_

A Baía da Sapetinga foi cenário do 1º Remadão do Cacau, evento organizado pelo Comando de Policiamento da Região Sul (CPR Sul), com apoio da Prefeitura de Ilhéus, que forneceu toda a estrutura e deu suporte às atividades. A competição aconteceu no domingo (8) e reuniu grandes atletas, em busca dos índices olímpicos, e o medalhista de ouro nas Olimpíadas de Tóquio, Isaquias Queiroz.

O evento fez parte das comemorações do aniversário de 21 anos do CPR-Sul, com a intenção de aproximar a corporação e trazer a população para junto dos festejos, que continuam no dia 29 de outubro, com a Meia Maratona do Cacau.

“É uma alegria recebermos o nosso campeão mundial e olímpico Isaquias Queiroz e saber que ele escolheu Ilhéus para se preparar para os Jogos de Paris. Também quero parabenizar o CPR Sul pelos seus 21 anos e por organizar esse Remadão do Cacau na Sapetinga. Além de esporte e lazer, a unidade presta serviço essencial à segurança da nossa população”, declarou o prefeito Mário Alexandre.

O Remadão do Cacau teve a participação de atletas da Confederação Brasileira de Canoagem e da Federação Baiana de Canoagem, além de Isaquias Queiroz, que realiza seu treinamento no município para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Sobre a escolha de Ilhéus como local de treinamento, o campeão disse que, “eu sou de Ubaitaba, minha esposa é de Itabuna. Os rios que cortam as duas cidades têm percursos de pedras. Encontramos em Ilhéus a oportunidade de estarmos próximos da família e, ao mesmo tempo, numa parceria com a Embasa e o Governo do estado, conseguimos um ótimo local de treino, a represa da Embasa no Iguape”.

O evento também foi palco para homenagens a grandes representantes da canoagem baiana, como João Raimundo, do Clube de Regatas Jorge Amado; Jorge Lango, do Satélite Remo; e Camila Lima, presidenta da Federação Baiana de Canoagem, que compartilhou a alegria de poder participar do Remadão e destacou a importância de mostrar a canoagem para novos públicos.

O Remadão do Cacau apresentou as provas de caiaque e stand up paddle, além de um aulão de dança realizado pela CPR-Sul. Os organizadores comemoraram o sucesso do evento e principalmente a quantidade de inscritos. “São eventos comemorativos que fortalecem a nossa Costa do Cacau. Uma oportunidade para descobrirmos novos talentos e tornar a nossa região mais forte”, afirmou o coronel Vanderval Menezes, comandante do CPR-Sul.

No próximo dia 29 de outubro, acontece a Meia Maratona do Cacau. Para mais informações, acesse a página do CPR-Sul no Instagram (@cprsul).