Os dançarinos do Studio de Dança Eliana Fonseca (Studio E) estão acostumados a levar o nome de Ilhéus para diversos cantos. O grupo já se apresentou na Itália, com participação em outros festivais internacionais, além de testes e audições de membros da equipe para integrar grupos consagrados de dança, como o Ballet Bolshoi.

Neste ano, em junho, o Studio E foi a única escola de dança da região Nordeste a participar da edição de Florianópolis (SC), do Universal Dance (UD). Na capital catarinense, o Studio E foi premiado em 23 coreografias, sendo 12 solos, cinco duos, dois trios e quatro conjuntos, onde também ganhou o prêmio de melhor performance em palco. O evento reuniu delegações de outras regiões do Brasil e de vários países, sendo parte de uma seletiva classificatória para o UD Latinoamericano, que acontece em Córdoba, na Argentina, de 23 a 26 de novembro.

A Prefeitura de Ilhéus é parceira da iniciativa. “Sempre apoiamos quem faz cultura e, principalmente, quem leva o nome de Ilhéus para outros lugares. Isso é motivo de muito orgulho. Os artistas da nossa terra estão brilhando nos palcos mundo afora”, frisou o prefeito Mário Alexandre.

Além de classificados para Córdoba, todas as coreografias também estão indicadas para o Universal Dance World Championship, que acontece em 2024, no Panamá. Agora, o grupo está se preparando para seguir para a Argentina.

A etapa de Córdoba do UD será em novembro deste ano e o Studio E vai representar Ilhéus e toda a região Nordeste. Vinte integrantes da escola apresentarão as 16 coreografias classificadas. Para isso, o grupo busca apoio da sociedade ilheense.

A escola precisa garantir passagens aéreas, hospedagem e alimentação para seus representantes.

“Como somos a única escola do Nordeste selecionada para este evento, acredito que a nossa participação é extremamente importante, pois levaremos nossa cultura para fora do país. Além de trazer reconhecimento e visibilidade para o Studio, traremos também para nossa cidade e estado. Espero que essa nova etapa do Universal Dance traga muitas medalhas para a escola e com isso engrandeça meus conhecimentos na dança”, disse Dianne Yasmin Silva Santos, bailarina do Studio.

Ele completou afirmando que, “o nosso maior desafio está sendo conseguir apoio financeiro/patrocínio. Pois além da inscrição no evento, tem o custo de passagem, hospedagem e alimentação para toda a equipe”.

O Studio E ou, Studio de Dança Eliana Fonseca foi criado em 2016, com o objetivo de despertar nas pessoas a arte da dança. Segue como método de ensino toda a tradição do Ballet Clássico e Estilo Livre, porém com constante atualização, oferecendo aulas de Baby Class, Balé, Jazz, Sapateado, Danças Latinas, Danças Urbanas e Dança Contemporânea, além de Capoeira Negra Raiz, com o Contra-mestre Rafael Gomes, e Jiu-Jitsu e Muay Thai, com Leandro Santos (LS Team).