Servidor da prefeitura adepto da marcenaria e apaixonado pelo local. Atração que encanta os turistas que visitam Ilhéus na alta estação, a minifazenda de cacau instalada na Praça José Haroldo Castro Vieira (Praça do Cacau), teve a sua estrutura totalmente recuperada.

A iniciativa contou com a valiosa colaboração do chefe de Seção de Parques e Jardins da Secretaria municipal de Serviços Urbanos, Murilo Pena dos Santos, que se dedicou pessoalmente à restauração das peças.

O servidor público disse que vê a marcenaria como um passatempo e que os trabalhos envolvendo a praça não param por ai. ”Gosto muito dessa parte de marcenaria e fiz uma nova placa com o nome da praça”.

“Reconstruí as casinhas que estavam deterioradas pelo tempo e o próximo passo será colocar placas de identificação em cada casinha, fazer uns bancos para a praça, enfim, uma melhoria ainda maior no local.”.

História da praça

A antiga Praça do Cacau foi implantada em 1921, pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), durante a gestão do coordenador geral José Haroldo Castro Vieira que, durante muitos anos, garantiu sua manutenção, com poda, limpeza e vigilância.

Após algum tempo, depois que a Ceplac foi incorporada ao Ministério da Agricultura, a Prefeitura de Ilhéus passou a tomar conta do monumento histórico. Em 2004, o diretor da Ceplac faleceu e a praça passou a levar seu nome.