O secretário de Saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, fez uma declaração preocupante na tarde desta sexta-feira (1/5). Todos os 11 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), que a cidade dispunha para o tratamento de pacientes infectados com o novo Coronavirus (Covid-19), estão ocupados. 

Segundo o secretário, até a última quinta-feira (30/4) o município ainda tinha apenas um leito disponível, porém o mesmo foi ocupado nesta sexta, gerando a sobrecarga do sistema e elevando a preocupação das autoridades municipal. 

A partir de agora, ainda de acordo com Magela, os pacientes que precisarem de internação em leitos de UTI serão transferidos para hospitais de Salvador.

“Essas transferências e encaminhamentos, assim com a regulação dos leitos, fica a cargo da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab)”, pontuou o secretário. 

De acordo com os novos dados da secretaria de Saúde apresentados nesta sexta-feira, dia 1º,  Ilhéus já soma 217 casos confirmados do novo Coronavirus, ou seja, 15 novos casos em comparação aos dados apresentados ontem (quinta, dia 30).  O secretário aproveitou para retificar o alerta à população. 

“Queremos reforçar a importância do isolamento social para conseguirmos conter a curva ascendente no número de casos e para tentar evitar que novos pacientes apresentem necessidade de assistência intensiva neste momento. Mais do que nunca é fundamental que a população colabore conosco, ficando em casa e orientando a todos sobre a seriedade deste problema em nossa cidade”, finalizou o secretário.