Soane Galvão, deputada estadual e esposa do atual prefeito de Ilhéus, Mario Alexandre, falou no podcast ElasPod, apresentado por Charliane Sousa e Larissa Araújo, sobre a possibilidade de se candidatar a prefeita nas eleições de 2024, entretanto, enfrenta o desafio da inelegibilidade reflexa, um termo que se refere à ineligibilidade do cônjuge, parentes consanguíneos ou afins até o segundo grau dos chefes do Poder Executivo.

Soane Galvão esclareceu que, de acordo com a legislação, há uma brecha para contornar a inelegibilidade reflexa. Ela citou uma parte da lei que permite ao prefeito se afastar seis meses antes das eleições, possibilitando assim que ela concorra ao cargo sem ferir as restrições legais. No entanto, enfatizou que a decisão sobre esse afastamento é exclusiva de Mario Alexandre, conhecido como Marão, e não dela.

A pergunta é: Marão vai se afastar? quem decide o destino de Ilhéus é o prefeito, ele é quem vai saber o que vai fazer. E hoje, o que ele fala é “eu não vou falar de política, política é ano que vem, vamos trabalhar”.

 

 

Confira a fala da deputada: