Realizada na noite desta quinta-feira, a abertura oficial do XV Congresso Nacional da Autorreforma do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em Brasília, contou com a presença de lideranças políticas destacadas na Bahia, inclusive da região sul, como a pré-candidata a deputada estadual, Soane Galvão, que disputará, pela legenda, a uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia.

O líder do partido no Brasil, Carlos Siqueira, presidente do PSB nacional, iniciou o evento exortando que os partidos em geral não são um fim em si mesmos, mas devem ter objetivos muito claros. “Nós fixamos como discussão a construção de um projeto de desenvolvimento nacional para o Brasil”, disse, ao afirmar sobre a decisão de começar a mudar o próprio partido para modernizar, atualizar o programa e o manifesto. Siqueira oficializou o apoio à pré-candidatura da chapa Lula-Alckmin ao planalto. Na sequência, um ato de homenagem aos cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922 foi realizado por meio da voz feminina da cantora lírica Janette Dornellas. Alckmin, em sua fala, destacou que o PSB do amanhã, da autorreforma, é um partido que vivenciará o tempo da mudança.

Ao lado do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, e do vice-prefeito, Bebeto Galvão e que é membro ativo no PSB, Soane participou ativamente do evento dialogando com mulheres fortes como as deputadas Lídice da Mata e Fabíola Mansur, e a secretária de mulheres do PSB Bahia, Luciana Silva. “É por meio de políticas públicas para o fortalecimento dos municípios Bahia que ajudamos a melhorar a infraestrutura tanto na saúde, quanto na educação, na geração de emprego e renda, e sobretudo, na promoção dos direitos das mulheres. Participar do Congresso de Autorreforma do PSB foi crucial para estreitar e fortalecer relações políticas, bem como direcionar nossa linha de trabalho”, declarou Soane.

A pré-candidata também dialogou com autoridades políticas como o secretário estadual de agricultura João Carlos Oliveira, reforçando as demandas para mais desenvolvimento da agricultura familiar do Sul da Bahia.