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Ilhéus: Vacinação contra covid-19 para pessoas com 38 anos ou mais acontece nesta terça-feira (6)

A vacinação do público com idade igual ou superior a 38 anos acontece nesta terça-feira (6) em Ilhéus. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), as pessoas devem comparecer à Cruzada do Bem pelo Bem, ao Salão da Igreja São João Batista e aos pontos de drive-thru, montados na Avenida Soares Lopes, próximo ao Centro de Convenções, e na Praça São João Batista, no Pontal. Em todos os locais o serviço estará disponível das 13h às 17h ou enquanto durarem os estoques de vacinas.

O público 38+ deve apresentar CPF; cartão do SUS; comprovante de residência e cartão de vacinação, caso possua. De acordo com a Sesau, serão ofertadas 1.500 doses da vacina da Pfizer destinadas à primeira aplicação.

Vale ressaltar que a vacina é restrita às pessoas que residem em Ilhéus, visto que a estratégia atende exclusivamente o público local. O órgão pede a compreensão e esclarece que a garantia da eficácia do esquema vacinal depende da conscientização de todos.

Serviço – 1ª dose da vacinação contra a Covid-19

Público-alvo: Pessoas com idade igual ou superior a 38 anos

Data: 06/07/2021 (terça-feira)

Horário: Das 13h às 17h

Locais:

– Cruzada do Bem pelo Bem

Endereço: Rua Teodoro Sampaio, Boa Vista – próximo ao Ginásio de Esportes Herval Soledade

– Salão da Igreja São João Batista – Pontal

Pontos de drive-thru:

– Avenida Soares Lopes – próximo ao Centro de Convenções

– Praça São João Batista – Pontal

Caixa libera saque de mais um grupo do auxílio emergencial nesta 2ª feira

Caixa Econômica Federal libera nesta 2ª feira (05.jul) o saque da terceira parcela do auxílio emergencial para os nascidos em março. Benefício pode ser retirado nas agências da Caixa ou nas lotéricas de todo o país.

Beneficiário data para o saque

Nascidos em janeiro 1º de julho – quinta-feira

Nascidos em fevereiro 2 de julho – sexta-feira

Nascidos em março 5 de julho – segunda-feira

Nascidos em abril 6 de julho – terça-feira

Nascidos em maio 8 de julho – quinta-feira

Nascidos em junho 9 de julho – sexta-feira

Nascidos em julho 12 de julho – segunda-feira

Nascidos em agosto 13 de julho – terça-feira

Nascidos em setembro 14 de julho – quarta-feira

Nascidos em outubro 15 de julho – quinta-feira

Nascidos em novembro 16 de julho – sexta-feira

Nascidos em dezembro 19 de julho – segunda-feira

O pagamento da 4ª parcela começa no dia 19 de julho para quem é do Bolsa Família.

O dinheiro pode ser sacado ou utilizado para o pagamento de compras ou boleto.

FINAL NIS.    4ª parcela

1                      19 de julho

2                      20 de julho

3                      21 de julho

4                      22 de julho

5                     23 de julho

6                     26 de julho

7                     27 de julho

8                     28 de julho

9                     29 de julho

0                     30 de julho

Os demais grupos começam a receber a 4ª parcela em 23 de julho.

NASCIDOS EM / 4ª parcela

Janeiro                  23 de julho

Fevereiro              25 de julho

Março                   28 de julho

Abril.                    01 de agosto

Maio                     03 de agosto

Junho                   05 de agosto

Julho                    08 de agosto

Agosto                 11 de agosto

Setembro            15 de agosto

Outubro              18 de agosto

Novembro          20 de agosto

Dezembro.         22 de agosto

Nova edição das lives do Projeto Enem 100% começa com aula de Biologia, nesta segunda-feira (5)

A Secretaria da Educação do Estado inicia, nesta segunda-feira (5), às 17h30, a nova edição das lives do Projeto Enem 100%, com a participação do professor de  Biologia, Ricardo Magalhães, que vai abordar o tema Preservação ambiental. Em 2021, a ação vai acontecer todas as segundas, quartas e sextas, no mesmo horário, e prosseguem até o dia 19 de novembro, com transmissão pela TV Educa Bahia (https://bit.ly/2SKBEQn) e pelo Canal do EMITec no Youtube (https://bit.ly/3yg638a).

Além da participação de professores ao vivo, a atividade este ano irá contar com videoaulas na Rede Enem. A parceria também vai proporcionar aos estudantes do Ensino Médio das escolas da rede estadual a disponibilização de simulados; apostilas; modelos de redação nota 1000; acesso ao guia de profissões dos portais Rede Enem ; Web Curso Enem Gratuito; e Blog do Enem.

“Diante da importância do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), para a continuidade dos estudos e materialização dos projetos de vida dos estudantes da rede estadual, a Secretaria da Educação do Estado vem desenvolvendo ações estratégicas, por meio de programas, projetos e parcerias firmadas, visando o fortalecimento das aprendizagens que contribuam para o acesso ao Ensino Superior”, destacou Manuelita Brito, superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação.

Atividade

Realizada desde 2017, as aulas fazem parte do Projeto Enem 100%, que contempla ações de mobilização considerando o calendário nacional do Enem, tais como: regularização da documentação básica; orientações para o pedido de isenção da taxa de inscrição e para o período das inscrições; disponibilização de plataformas e recursos pedagógicos de parceiros institucionais, para a preparação para as provas; realização de aulas virtuais; e apoio logístico nos dias das provas para estudantes da rede estadual que residem em municípios que não sediam o certame, dentre outras ações ao longo do ano letivo.

ENEM

As inscrições estão abertas até 14 de julho, no endereço https://enem.inep.gov.br/participante/#!/. As provas serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro. Para mais informações acesse: https://bit.ly/3haW1zy.

Itabuna: Prefeitura divulga cronograma da vacinação de 5 a 9 de julho contra a Covid-19

A Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o calendário de vacinação em Itabuna, contra o vírus Influenza (gripe) e Covid-19. Contempla a semana de 5 a 9 nas Unidades Básicas (UBS) e de Saúde da Família (USF) e locais para subgrupos específicos.

Desta segunda-feira, dia 5, até sexta-feira, dia 9, das 8 às 11 horas, prossegue a vacinação contra o Influenza nas Unidades Básicas e de Saúde da Família para os grupos prioritários. Serão vacinados idosos acima de 60 anos, professores, profissionais de saúde da rede pública ou particular, criança de seis meses a menores de 6 anos e gestantes e puérperas.

Ainda, pessoas com comorbidades e com deficiência permanente (física, auditiva, visual e mental), trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e/ou caminhoneiros, forças de segurança e salvamento e Forças Armadas, funcionários e população do sistema de privação de liberdade; e jovens em medidas socioeducativas.

A documentação exigida é o RG, CPF ou Cartão do SUS, comprovante de residência em nome próprio. Aos profissionais, é necessária a apresentação da Carteira de Trabalho ou crachá. E das pessoas com deficiência, será necessário o relatório ou receita médica atualizada (seis meses) com CID.

Nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, prossegue no período vespertino a vacinação da primeira dose contra a Covid-19. A aplicação é realizada das 13 às 16 horas. Será seguindo um cronograma.

Na segunda-feira, serão vacinadas, pessoas com idade a partir de 41 anos completos sem comorbidades, nascidas de janeiro a dezembro. Na terça-feira, pessoas com idade a partir de 40 anos completos sem comorbidades, nascidas de janeiro a dezembro, que também receberão a primeira aplicação da vacina contra a Covid-19.

Na quarta-feira, dia 7, serão vacinadas pessoas com idade a partir de 39 anos completos sem comorbidades, nascidas de janeiro a dezembro. Na quinta-feira pessoas com idade a partir de 38 anos completos sem comorbidades, nascidas no mesmo período.

Também na quinta-feira serão vacinadas contra a covid-19 pessoas com idade a partir de 35 anos completos. Mas atenção: para esta faixa etária, a vacinação acontecerá somente na UniFTC das 8h30min às 14 horas. Haverá o limite de 400 senhas que serão distribuídas no local, bem como o registro que será por ordem de chegada.

Já na sexta-feira, dia 8, se vacinará as pessoas a partir de 37 anos completos sem comorbidades, nascidas de janeiro a dezembro. A primeira dose contra covid-19 será aplicada nas UBS e USF no turno vespertino, a partir das 13 horas.

A documentação necessária é a Carteira de Identidade (RG), CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência no próprio nome. Para o comprovante daqueles que moram de aluguel é preciso que o proprietário assine documento comprobatório ou que o inquilino leve a fotocópia do contrato.

LACTANTES, GESTANTES E PUÉRPERAS

Também nas Unidades Básicas de Saúde, das 13 às 16 horas, serão vacinadas contra Covid-19 as lactantes maiores de 18 anos, a partir do 46º dia após o parto até o 12º mês de amamentação. E também, as gestantes e puérperas com a vacina da Pfizer.

A documentação necessária é Carteira de Identidade (RG), CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência em nome próprio e fotocópia da Certidão de Nascimento da criança para as lactantes.

Já para as gestantes e puérperas, será necessário levar além do RG, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência no próprio nome, relatório médico atestando a gravidez ou fotocópia do ultrassom ou do cartão de Pré-natal (assinado e carimbado pelo médico ou enfermeiro).

2ª DOSE CORONAVAC e OXFORD

Na terça-feira, dia 6, das 10 às 15 horas serão aplicadas segundas doses das vacinas Coronavac e Oxford na UniFTC. A vacinação será destinada àquelas pessoas que já receberam a primeira dose de alguma destas vacinas entre os dias 23 e 31 de março, independente do grupo prioritário a que pertençam.

Documentos necessários: Carteira de Identidade (RG), CPF ou cartão do SUS; cartão de vacina com registro da 1ª dose e comprovante de residência no próprio nome.

DRIVE THRU NOTURNO

Nesta semana, também haverá um dia destinado ao drive-thru noturno para aquelas pessoas que no turno diurno não conseguem se vacinar.

Na quarta-feira, dia 7, será aplicada a primeira dose da vacina contra Covid-19 em pessoas com idade a partir de 35 anos completos sem comorbidades. A vacinação acontecerá no Teatro Candinha Dória a partir das 16 horas até que as senhas acabem.

A distribuição das senhas e realização do cadastro serão feitas no local de vacinação. Será seguida a ordem de chegada. Serão distribuídas 400 senhas.

Documentos necessários: Carteira de Identidade (RG), CPF ou cartão do SUS; comprovante de residência no próprio nome. Atenção: o comprovante precisa estar no nome da própria pessoa. Para aqueles que moram de aluguel, é preciso que o proprietário assine o documento comprovando, ou que o inquilino leve fotocópia do contrato.

Covid-19: SESAB nega aplicação de vacinas com validade vencida

A Secretaria da Saúde do Estado esclarece que não houve aplicação de doses de vacina contra Covid-19 com data de validade vencida em Salvador e outros municípios, a exemplo de Juazeiro, como está sendo erroneamente divulgado.

Conforme explica a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), Rívia Barros, os imunizantes foram aplicados no prazo de validade, mas a notificação, ou seja, o registo no sistema do Ministério da Saúde ocorreu depois da data de vencimento da vacina.

A Sesab acrescenta que pode também ter acontecido um erro de digitação no sistema do Ministério da Saúde.

Bahia cria mais de 10 mil postos de trabalho em maio e segue líder de geração no Nordeste 

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em maio deste ano, a Bahia gerou 10.040 postos de trabalho com carteira assinada, resultado que decorre da diferença entre 56.534 admissões e 46.494 desligamentos. Dessa forma, a Bahia liderou a geração de emprego formal no Nordeste no mês. Os dados, divulgados nesta quinta-feira (1°), com as estatísticas mensais do emprego formal, através do Novo Caged, do Ministério da Economia, são sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan).

“Em abril, já tínhamos criado mais de 9,2 mil empregos e lideramos a geração na região Nordeste. Agora em maio, repetimos o protagonismo e geramos ainda mais emprego. O resultado do Caged demonstra não só a retomada dos postos de trabalho formais, mas também reflete este momento em que nossa economia demonstra sinais de recuperação”, afirma o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento.

Apesar do contexto sanitário mundial atípico, o estado ocupou a primeira posição em relação à geração de posições celetistas dentre os estados nordestinos e a sétima dentre os estados brasileiros em maio de 2021. No Nordeste, todos os estados criaram vagas de trabalho. A Bahia (+10.040 postos) foi acompanhada por Pernambuco (+7.864 postos), Ceará (+4.284 postos), Maranhão (+3.557 postos), Piauí (+3.359 postos), Paraíba (+2.908 postos), Alagoas (+2.725 postos), Rio Grande do Norte (+2.097 postos) e Sergipe (+432 postos).

Classificando os setores de atividade econômica em cinco grandes grupos, todos apresentaram saldos positivos em maio de 2021: Serviços (+3.172 postos), Indústria geral (+2.968 postos), Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (+2.405 postos), Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+780 postos) e Construção (+715 postos). No grupamento que mais gerou vagas, o de Serviços, destacou-se a área de Atividades Administrativas e Serviços Complementares com a criação de 1.136 postos.

No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, a Bahia (+62.384 postos) seguiu a tendência apresentada pela região nordestina (+124.671 postos) e pelo país (+1.233.372 postos). O estado ocupou a primeira posição no Nordeste, seguido pelo Ceará (+23.945 postos). No Brasil, o estado baiano está no sétimo lugar, levando em conta a série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo. A capital do estado também apresentou saldo positivo em maio (+2.303 postos) e no acumulado do ano (+14.604 postos).

Emprego: confira as vagas do SINEBAHIA de Ilhéus para segunda-feira(05)

Vagas exclusivas para segunda-feira (05), em Ilhéus.

Os atendimentos já estão sendo feitos presencialmente mediante agendamento pelo SAC Digital no https://www.sacdigital.ba.gov.br ou aplicativo SACDIGITAL.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: das 7h às 15:30h.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: RG, CPF e/ou Carteira de Trabalho.

 

LABORATORISTA

Ensino Médio Completo

Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho

01 VAGA

CUIDADORA DE IDOSOS

Ensino Fundamental Completo

Experiência na Função

Apresentar carta de referencia

01 VAGA

ATENDENTE BALCONISTA

Ensino Superior Cursando Administração

Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho

Possuir conhecimento em credito consignado e habilidade em call center

01 VAGA

VENDEDOR EXTERNO

Ensino Médio Completo

Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho

Conhecimento em credito consignado ou vendas de cartão

01 VAGA

TÉCNICO DE INSTALAÇÃO DE ALARME

Ensino Médio Técnico Completo

Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho

02 VAGAS

TÉCNICO DE MANUTENÇÃO DE MONITORAMENTO DE ALARME OU C MERA

Ensino Médio Completo

Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho

01 VAGA

AJUDANTE DE TERRAPLENAGEM

Ensino Fundamental Completo

Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho

08 VAGAS

MARTELETEIRO

Ensino Fundamental Completo

Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho

01 VAGA

OPERADOR DE TRATOR PNEU

Ensino Fundamental Completo

Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho

Possuir CNH Categoria C, D ou E

01 VAGA

GREIDISTA

Ensino Fundamental Completo

Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho

01 VAGA

Ilhéus: Luca Lima não comparece à audiência para se defender junto a Comissão Processante da Câmara

Intimado a depor e apresentar sua defesa à Comissão Processante – criada pela Câmara Municipal de Ilhéus para apurar as acusações de crimes de quebra de decoro parlamentar e contra a administração pública, como vem sendo acusado por ex-servidores do seu gabinete -, o vereador Luca Lima (PSDB) não compareceu à oitiva que estava marcada para acontecer hoje, às 9h30min, no plenário da Câmara. Ontem, o vereador foi alvo da Operação Cúria, deflagrada pela Polícia Civil, que apura crimes de rachadinha (divisão de salários dos assessores), assédio sexual e desvio de função de servidores do seu gabinete para atividades particulares. Celulares, notebooks e cadernos de anotações do vereador foram apreendidos pelos agentes e serão periciados.

O presidente da Comissão Processante, Ederjúnior dos Anjos (PSL), disse que apesar de estar acompanhando pelas redes sociais informações publicadas pelo próprio Luca Lima sobre a existência de uma liminar favorável ao seu mandato, suspendendo os trabalhos de apuração da comissão, a Câmara até a manhã desta sexta-feira (01) não havia sido notificada pela Justiça sobre a medida. “Por este motivo, seguimos trabalhando, oferecendo a ampla defesa e do contraditório ao parlamentar”, assegurou.

Legalidade

A audiência de hoje seria a terceira sob o comando da Comissão Processante, aprovada e criada no dia 13 de maio, depois que um relatório da Comissão de Ética do Legislativo decidiu que as provas protocoladas na denúncia deveriam servir como base para a investigação. A comissão processante tem o prazo de 90 dias, com data-limite 13 de agosto, para apresentar um relatório final que será levado à plenário para uma decisão da Casa pela cassação ou não do vereador. Até o momento a comissão ouviu as testemunhas de acusação e defesa, na presença de advogados do vereador e da Assessoria Jurídica da Câmara.

Apesar da ausência do vereador Luca Lima e dos seus representantes jurídicos à oitiva de hoje, é possível que lhe seja dada uma nova oportunidade para apresentação da sua defesa, desde que a ausência de hoje seja justificada, de acordo com o presidente da comissão, vereador Ederjúnior dos Anjos.

Mesmo assim, a sua ausência foi criticada por membros da comissão. “A partir de hoje ele não poderá dizer que foi cerceado direito da livre defesa”, destacou o vereador Augusto Cardoso, o Augustão, do PT. Relator do processo, o vereador Alzimário Belmonte, o Gurita (PSD), destaca que o trabalho de apuração seguirá atendendo aos critérios da justiça, de forma equilibrada, “procurando criar juízo de valor apenas dentro das provas obtidas e do que a sociedade espera da Câmara”.

Transparência

Desde o início desta investigação, o presidente da Câmara, Jerbson Moraes (PSD), tem destacado a importância de que todos os procedimentos adotados pela Câmara estejam dentro do que estabelece o Regimento Interno da Casa, para que não haja nenhum impedimento legal até a decisão dos vereadores sobre o destino do mandato de Luca Lima.

Ilhéus: Hospital Materno-Infantil continua recebendo equipamentos para início do funcionamento

O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, erguido no terreno onde funcionava o Hospital Geral Luiz Viana Filho, recebeu nesta semana mais equipamentos que serão instalados antes da inauguração. De acordo com a Prefeitura, a unidade de alta complexidade será entregue mediante a conclusão do envio e montagem dos aparelhos de grande porte.

Em maio último, o prefeito Mário Alexandre acompanhou a chegada da primeira remessa do mobiliário e destacou que o apoio do Governo da Bahia é primordial para suprir a demanda e melhorar o atendimento obstétrico e pediátrico em Ilhéus e no sul da Bahia. As entregas ocorrem de forma gradativa.

“Esse projeto é um sonho concretizado. Quero agradecer a parceria e o apoio do governador Rui Costa e do secretário Fábio Vilas-Boas. Entregaremos a maternidade para que funcione com 100% de sua capacidade e preste um atendimento de excelência e digno à nossa população”, afirmou o prefeito.

Para a inauguração da unidade, referência em saúde na região sul, é necessária a conclusão do envio de oxigênio e a instalação do mobiliário hospitalar, que compreende camas de parto motorizadas com tecnologia de ponta, aparelhos de tomografia computadorizada, ultrassom e raio-x.

O hospital possui um moderno centro cirúrgico e obstétrico, abrigando 105 leitos de internação, integrados à Rede Cegonha e atenção às urgências e emergências, distribuídos em leitos de terapia intensiva e semi-intensiva neonatal e leitos para parto normal e cesárea, com funcionamento 24 horas e acesso por demanda espontânea e referenciada.

A estruturação do estabelecimento de saúde deixa um legado e reflete o compromisso firmado dos entes estadual e municipal com a população de Ilhéus e do sul da Bahia.

Recadastramento de aposentados e pensionistas continua suspenso em julho

O governo baiano prorrogou por mais um mês a suspensão do recadastramento de aposentados e pensionistas estaduais. Com a medida – prevista no decreto estadual no 20.571/2021 – os aposentados aniversariantes de julho também ficarão dispensados de realizar a prova de vida junto à Previdência Estadual até o final do mês. A mesma determinação é válida para pensionistas cujo benefício foi originado por servidor que aniversariava no mês de julho. O decreto completo pode ser consultado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (30).

Esta já é a décima quarta prorrogação consecutiva da rotina, adotada pelo governo como medida temporária para evitar a transmissão da COVID-19 na Bahia. Ratificado pelo decreto estadual n° 19.586/2020, o texto original do documento – que previa a suspensão de março a maio de 2020 – foi alterado em seguida pelos decretos de números 19.735/2020, 19.787/2020, 19.885/2020, 19.942/2020, 20.012/2020, 20.067/2020 e 20.104/2020, relativos ao período de junho a dezembro de 2020, respectivamente, e em seguida pelos decretos 20.149/2020, 20.198/2021, 20.256/2021, 20.350/2021, 24.442/2021 e 20.506/2021, responsáveis pela manutenção da suspensão de janeiro a junho desde ano.

Realizado pela Superintendência de Previdência (Suprev) da Secretaria da Administração (Saeb), o recadastramento de inativos e pensionistas do Estado é promovido anualmente para assegurar a manutenção dos benefícios previdenciários. Vale ressaltar que as pessoas com recadastramento pendente continuam recebendo normalmente seus benefícios.

Mais informações podem ser obtidas pelo call center da Suprev, por meio dos telefones 0800 71 5353 (para chamadas de telefone fixo) ou (71) 4020-5353 (para ligações originadas do interior do estado e de celular) ou ainda por meio do Portal do Servidor.





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