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Funceb abre vagas para processo seletivo simplificado Reda

A Fundação Cultural do Estado da Bahia abre, nesta quarta-feira (22), as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para contratação de pessoal, por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). São 5 vagas para técnico de nível superior em Ciências Jurídicas (4 para ampla concorrência e 1 reservada para negros). As inscrições seguem até 5 de outubro de 2021, por meio do site www.selecao.ba.gov.br.

O Processo Seletivo Simplificado será realizado em uma única etapa, Avaliação Curricular, de caráter eliminatório e classificatório, que deve acontecer entre 1º e 13 de dezembro de 2021 através das informações prestadas por meio do Formulário de Inscrição obrigatório e dos documentos apresentados. A contratação será feita para Salvador/BA, com atuação na sede da Funceb, pelo prazo determinado de 24 meses com possibilidade de renovação por igual período, uma única vez.

Dentre as atividades, os selecionados irão prestar suporte jurídico auxiliando no levantamento de informações necessárias à instrução de processos judiciais que envolvam a Funceb; acompanhar e responder às demandas de órgãos de controle externo da Administração Estadual; elaborar/propor planos de ação sobre a tramitação de processos administrativos; prestar informações gerais ao público dentro de sua área de competência; acompanhar, despachar e organizar processos administrativos; elaborar relatórios de acompanhamento, dentre outras funções.

Auxílio Emergencial: Confira quem recebe 6ª parcela nesta quarta-feira

A Caixa Econômia Federal libera nesta 4ª feira (22.set) a 6ª parcela do auxílio emergencial para trabalhadores informais nascidos em fevereiro. Os valores variam de R$ 150 a R$ 375 dependendo do perfil familiar.

O benefício será depositado automaticamente nas contas poupança digitais da Caixa e, por enquanto, o recurso poderá ser movimentado apenas por meio do aplicativo Caixa Tem. Com ele, é possível pagar contas domésticas, boletos ou fazer compras com o cartão virtual. Saques e transferências estarão disponíveis a partir de 4 de outubro.

Nesta 4ª feira, o programa também contempla os beneficiários do Bolsa Família com o Número de Inscrição Social (NIS) terminado em 4.

 

Cultura: Festival de Arte e Gastronomia de Serra Grande realiza segunda etapa nos dias 24 e 25

Este é o segundo ano que o Festival acontece na modalidade on-line, por conta da pandemia de Covid-19_

Com o tema “Do cacau de tradição ao chocolate de origem – Caminhos para as novas gerações”, a 5ª Edição do Festival de Arte e Gastronomia de Serra Grande está acontecendo em etapas, na modalidade virtual, com transmissão pelo Youtube, em virtude da pandemia de Covid-19. O evento tornou-se um movimento que abraça iniciativas, empreendedores locais e jovens, bem como auxilia no fortalecimento da rede de gastronomia, turismo e economia local.

Neste ano, o festival está dividido em três momentos: o primeiro aconteceu em agosto, com a transmissão ao vivo de receitas diretamente de restaurantes da Vila de Serra Grande. Já a segunda etapa acontece nos dias 24 e 25 de setembro, com a transmissão da Cozinha Show e a participação dos chefes Deia Lopes, Zilma Helena, Leiliane Barreto, Liliane Maltez, Maria Varges, Gera, Cris Rosa, Anderson Heirinch, Ana Paranhos, Merice Rocha, Thais Fernades e Comunafruta.

A terceira e última etapa está prevista para o mês de outubro (data a definir), com o Sarau Virtual, que privilegia artistas locais, a Cozinha Show (junção de chefes locais com nacionais na produção de receitas), intervenções artísticas, show ao vivo e a exibição do documentário “Das Terras à Mesa”, que mostra a saga dos agricultores locais como agentes que alimentam a vila com produtos orgânicos e naturais.

O Sebrae é um dos realizadores do Festival desde a primeira edição e apoia a ação com consultorias, mentoria individual e oficinas preparatórias. A instituição tem sido a mola propulsora para o crescimento do evento.

“O apoio do Sebrae configura uma ótica transformadora, visto que permite que o Festival alcance outros espaços e ultrapasse barreiras antes não alcançadas, além de validar a ideia de movimento, abrindo portas para jovens, agricultores, produtores e empreendedores locais, através de circuitos gastronômicos e movimentando a economia local também durante a sazonalidade”, disse Florival Neto, que integra a equipe de organização.

Com a mudança do formato, passando a ser online e híbrido, o Festival ganhou outras características, deixando de apresentar apenas a gastronomia local. “O festival teve um grande salto nesses últimos anos, porque deixou de ser apenas um Festival Gastronômico e passou a ser um movimento reunindo artistas e profissionais gastronômicos de todo o mundo, que proporcionam experiências diversas”, pontuou Claudiana Figueiredo, gestora do Sebrae em Ilhéus.

Ainda de acordo com o Neto “o diferencial dessa edição é que todas as ações se iniciem antes do evento e se multipliquem além das telas, mobilizando jovens e profissionais locais juntos em cursos e vivências de aprendizado, permitindo que possam se profissionalizar e, quiçá, atuar em áreas como fotografia, vídeo, produção com bambu, edição e empreendedorismo”, concluiu.

SERVIÇO

O que: 5ª Edição do Festival de Arte e Gastronomia de Serra Grande

Quando: 24 e 25 de setembro

Horário: A partir das 18h

Onde: Youtube – https://www.youtube.com/channel/UC1WiM5pefLV-EZDJ63DdRFQ

Evento Gratuito

Ilhéus: Prefeitura emite nota a respeito da coleta de lixo

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), iniciou o processo de transição no serviço de coleta de resíduos sólidos domiciliares e comercias de pequeno porte. Neste período que compreende o encerramento do antigo contrato emergencial e a conclusão da licitação definitiva, a Secsurb está realizando a coleta com sua equipe de servidores e sua frota de veículos e equipamentos.

“Apesar de todos os esforços de nossa equipe, sabemos que a eficácia não corresponde a de uma empresa especializada e, por esse motivo, pedimos a compreensão da população para colaborar conosco reduzindo a frequência em que coloca seus resíduos em sua porta. Apesar de não podermos afirmar com precisão a data de encerramento do certame licitatório, acreditamos que dentro de mais ou menos uma semana já estaremos sob a vigência de um contrato regular, com novas rotas e horários buscando uma coleta mais eficiente, pontual e que corresponda às expectativas da população ilheense. Nos desculpamos pelos transtornos momentâneos e agradecemos a cooperação da nossa população”, informou, em nota, a Secsurb.

Está à procura de emprego? Veja as vagas do SINEBAHIA de Ilhéus; há vagas para Uruçuca

Vagas exclusivas para Ilhéus até terça-feira (21.09.2021)

Os atendimentos já estão sendo feitos presencialmente mediante agendamento pelo SAC Digital.

Site: https://www.sacdigital.ba.gov.br ou aplicativo SACDIGITAL.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: das 7h às 15:30h.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: RG, CPF e/ou Carteira de Trabalho

AUXILIAR DE EXPEDIÇÃO

Ensino Médio Completo

Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho

01 VAGA

ASSISTENTE TÉCNICO DE PROCESSOS

Ensino Médio Técnico em Eletrônica, Eletrotécnica ou Desenvolvimento De Sistemas

Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho

02 VAGAS

AUXILIAR DE QUALIDADE

Ensino Médio Completo

Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho

06 VAGAS

GERENTE (LIDER DE PRODUÇÃO)

Ensino Superior Completo em Engenharia de Produção, Logística ou Administração

Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho

Trabalhar com produção de equipamentos eletrônicos

04 VAGAS

OPERADOR DE MOTONIVELADORA (PATROL)

Ensino Fundamental Completo

Experiência mínima de 6 meses em carteira de trabalho

02 VAGAS

OPERADOR DE CALL CENTER

Ensino Médio Completo

Experiência mínima de 6 meses na função em credito consignado

01 VAGA

OPERADOR DE TRATOR ESTEIRA

Ensino Fundamental Completo

Experiência mínima de 6 meses em carteira de trabalho

02 VAGAS

LUBRIFICADOR

Ensino Fundamental Completo

Experiência mínima de 6 meses em carteira de trabalho

01 VAGA

OPERADOR DE ROLO COMPACTADOR

Ensino Fundamental Completo

Experiência mínima de 6 meses em carteira de trabalho

02 VAGAS

AGENTE FUNERARIO

Ensino Médio Completo

Experiência mínima de 6 meses em CTPS na área de atendimento

Possuir conhecimento em informática ( pacote office e sistemas ) e CNH categoria B

Residir em Uruçuca

03 VAGAS

COSTUREIRA

Ensino Fundamental Completo

Experiência mínima de 6 meses na função em moda praia

01 VAGA

ELETRICISTA AUTOMOTIVO

Ensino Fundamental Completo

Experiência mínima de 6 meses na função em veículos pesados

01 VAGA

ALINHADOR AUTOMOTIVO

Ensino Fundamental Completo

Experiência mínima de 6 meses na função

Disponibilidade para morar em Itacaré

01 VAGA

MECÂNICO AUTOMOTIVO

Ensino Fundamental Completo

Experiência mínima de 6 meses na função

Disponibilidade para morar em Itacaré

01 VAGA

Ilhéus: Jerbson Moraes investe em modernização de sistema tecnológico da Câmara de Vereadores

Em oito meses e meio de trabalho, a atual Câmara de Vereadores de Ilhéus já registrou uma produção recorde de atividades legislativas. Foram protocolados na Secretaria da Casa, quase 800 requerimentos, 2 mil e 200 indicações, 105 Projetos de Lei, 60 Projetos Legislativos e 18 Projetos de Resolução, entre outros documentos. Esta quantidade de procedimentos administrativos, se comparada à média mensal de legislaturas que antecederam a esta, só seria atingida em 48 meses de trabalho. Esse atual recorde de produção traz, entretanto, uma preocupação administrativa para a Casa: como acompanhar uma produção parlamentar tão intensa com um sistema de funcionamento administrativo ultrapassado, ainda à base de muito papel, carimbo – e mais carimbo – e burocracia?

Modernizar o funcionamento da Câmara tem sido um foco permanente do presidente Jerbson Moraes (PSD). Em breve, um passo importante e decisivo para chegar à esta modernidade será colocado em prática para dinamizar os trabalhos. Mais que isso: o Poder Legislativo de Ilhéus oferecerá mais transparência em suas ações, mais rapidez em suas respostas, muita tecnologia e será uma das primeiras instituições públicas da cidade a se alinhar a um valioso programa de preservação ambiental e de sustentabilidade.

Através de um acordo assinado com o senado Federal, a Câmara aderiu ao USAPL, um sistema de apoio ao processo legislativo fornecido para casas legislativas de todo o Brasil. Mas ainda hoje utilizada por poucas. O sistema consiste em substituir tudo que é feito de forma física, protocolados na secretaria, pelo formato digital. Assessorias, gabinetes de vereadores e até algumas instâncias administrativas poderão tramitar documentos desta forma. E todos os encaminhamentos passarão a ser acompanhados pela população em tempo real. A medida, entre inúmeros outros benefícios, facilita o trabalho da secretaria, muda a rotina da Casa e economiza papel. Somente na Secretaria Legislativa deixarão de ser gastos, semanalmente, 2 mil folhas de papel atualmente usadas para produzir respostas através ofício e construir textos de redação final e atas.

“Iniciamos este processo de transformação em julho”, explica Jerbson Moraes, presidente da Câmara. Para além de firmar o convênio com o Senado, servidores da Câmara de Ilhéus foram conhecer o funcionamento do sistema em Vitória da Conquista, cidade-referência na Bahia. Neste tempo, servidores do setor de Tecnologia e Informática da Câmara montaram toda a estrutura de base do sistema, que já está pronta. Além da organização, todo o conteúdo da documental da Câmara passará a ser armazenado em nuvens onde, além de ficar salvo, ficará à disposição do público, desde conteúdo à produtividade do vereador. “Além disso, cada vereador ampliará seu conhecimento sobre a vida legislativa passando a ter acesso a todo o conteúdo dos colegas”, destaca Bruno. O sistema está, agora, na fase de alimentação e funcionando em caráter experimental.

O próximo passo será treinar os servidores administrativos, vereadores e assessores parlamentares. Como, além de passar a contar com a ferramenta, será preciso entender como ela funciona, estão previstas, também, oficinas para o público interessado. “Estamos falando de transparência, de como essa ferramenta pode ser importante para o controle social”, comemora Diego Danton, coordenador da Secretaria da Câmara. Ele considera a implantação do sistema como o maior avanço administrativo da Casa, que estará disponibilizando o que já aconteceu, o que está acontecendo e o que poderá ainda acontecer no Poder Legislativo de Ilhéus. “Teremos celeridade. Hoje perdemos muito tempo com a questão de protocolos, papel pra lá, papel pra cá, assinatura daqui e dali”, explica Danton, destacando que, a partir da implantação do novo sistema, “o vereador teve uma ideia faz na hora, domingo, feriado, em casa, na praia. E para protocolar não dependerá mais do funcionamento da Câmara em seu horário comercial”.

“Uma comissão, a de Justiça, por exemplo, o relator avaliou um projeto no feriado, ele pode mandar no domingo. Inclusive o Executivo pode fazer parte do processo e estar recepcionando o projeto do seu interesse dentro do sistema para posterior votação”, exemplificou. Danton explica que, para o público, haverá uma outra importante novidade. Ele não precisará ficar acessando todos os dias o site. O acompanhamento poderá ser feito de forma notificada. Por exemplo: o interessado em saber a movimentação de determinado projeto, ele vai disponibilizar o e-mail e receberá notificações em casa, a cada movimentação feita. “Hoje há segmentos que pedem cópia de projeto. Isso acabará. O acesso ao processo legislativo de um projeto estará à disposição, com anexos e encaminhamentos em tempo real”, assegura.

O presidente da Câmara destaca ainda que o sistema também permite que o novo site oficial do Legislativo Municipal seja mais dinâmico, mais fácil e muito mais transparente. Todos os gabinetes passarão a ter e-mail institucional com a nomenclatura “leg” (de legislativo). Ele também revela que o novo sistema permitirá que a própria votação de projetos de lei tenha as suas redações finais na hora. “Vamos conseguir dar respostas num tempo muito rápido para a população”, comemora.

Bahia: Estado publica aviso de licitação para modernizar escolas e construir complexos poliesportivos educacionais

O Governo do Estado publicou, no Diário Oficial no sábado (18), aviso de licitação para a construção de complexos poliesportivos educacionais nos municípios de Ibirataia e Ubaitaba. O aviso de licitação envolve ainda a contratação de empresa especializada para obras de ampliação com modernização da infraestrutura em unidades escolares localizadas nos municípios de Itagibá, Lafaiete Coutinho, Santa Inês, Livramento de Nossa Senhora e Coribe.

Estas obras fazem parte da requalificação que o Governo do Estado realiza nas escolas estaduais e envolve investimentos de mais de R$ 1 bilhão. As escolas existentes passam por reformas e modernização e novas unidades estão sendo construídas em alto padrão de engenharia, ofertando aos estudantes e comunidade local quadra poliesportiva coberta, campo society, auditório, refeitório, biblioteca e laboratórios, entre outros equipamentos para fortalecer a aprendizagem.

A requalificação da rede também passa pela implantação dos Complexos Poliesportivos Educacionais compostos por uma série de equipamentos como quadras poliesportivas cobertas, academia de ginástica, quadra de vôlei de areia, pista de atletismo e piscina.

Os complexos são vinculados à oferta da Educação em Tempo Integral, fortalecendo a prática esportiva no currículo escolar, como também o desenvolvimento de atividades artísticas, culturais, de lazer e de entretenimento. Além da rede estadual, os complexos atenderão aos estudantes das redes municipais e particular, bem como a comunidade local.

Itabuna: Terceira Via Hall sedia evento teste para 500 pessoas, neste sábado

A Terceira Via Hall vai sediar a realização de um evento teste, com capacidade para 500 pessoas, hoje, sábado, dia 18 de setembro, a partir das 16 horas. A experiência servirá como base para a definição de critérios por parte das autoridades municipais no sentido de viabilizar a retomada de diversos eventos em Itabuna.

O evento teste reunirá esforços de instituições e empresas ligadas ao setor de comércio e eventos, com o objetivo de estabelecer critérios para a promoção de atividades executivas e de entretenimento no município. Todas as etapas de reabertura do setor estão sendo discutidas com prepostos da Prefeitura e da Câmara Municipal.

A renda obtida com o evento será revertida para o pagamento dos custos de produção, e o restante para doação de cestas básicas.

Desde o final do ano passado, os segmentos ligados ao setor de eventos iniciaram tratativas para a flexibilização das atividades do setor, a partir do processo de vacinação da população contra a Covid-19. Alguns passos foram dados, sob critérios estabelecidos pelas autoridades sanitárias, mas a situação ainda é de enormes dificuldades para os profissionais envolvidos na cadeia produtiva de eventos, a exemplo de produtores, cerimonialistas, músicos, garçons, fotógrafos e cinegrafistas, guias de turismo, decoradores, entre outros.

Na semana passada, antes do anúncio do evento teste, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Mauro Ribeiro, e o vice, Franklin Bastos, reuniram-se com secretários municipais e vereadores locais, no sentido de sensibilizá-los a adotarem novas medidas visando a retomada de alguns tipos de eventos, mesmo com um público ainda reduzido e com atenção aos protocolos sanitários.

O empresário Franklin Bastos, um dos diretores da Terceira Via Formaturas e do Centro de Convenções Terceira Via Hall, colocou o espaço à disposição para o evento teste, ao considerar que o mesmo é um dos maiores de Itabuna voltado a eventos múltiplos, e pelo fato de já estar adequando providências, como formação de plateia com distanciamento e treinamento de colaboradores e terceirizados, durante solenidades de formaturas, e outras, recentemente realizadas no local.

TV: Inédita em emissora aberta, SBT anuncia exibição do remake de A Usurpadora

Crédito: TV Pop

SBT anunciou nesta quinta-feira (16) a exibição da nova versão de A Usurpadora como parte das comemorações dos 40 anos da emissora. O remake da história de Paola e Paulina foi produzido em 2019 pela rede mexicana Televisa e conta com 25 capítulos. No elenco, estão os atores Andrés Palácios e Sandra Echeverría, que interpreta as irmãs gêmeas. A nova versão da história que fez sucesso no Brasil com Gabriela Spanic foi produzida pela Televisa através do projeto Fábrica de Sonhos, criado para resgatar novelas histórias em formato de série. Além de A Usurpadora, Rubí e Cuna de Lobos também ganharam atualizações.

No Brasil, a nova história de Paola está disponível no catálogo do Prime Video. O SBT vai exibir a versão em português dublada na RioSound, que presta serviços para a emissora de Silvio Santos. Apesar do mesmo nome, a versão 2019 de A Usurpadora tem algumas diferenças em relação ao clássico de 1998. Em vez de Bracho, o sobrenome da nova Paola é Miranda, e é a primeira-dama do México. Ela é casada com o presidente Carlos Bernal.

Em 2019, quando estreou no país de origem, o remake de A Usurpadora foi visto por 3,9 milhões de telespectadores, melhor resultado para o primeiro capítulo de uma novela ou série naquele ano. “Quebramos recorde! Obrigada a todos por ter nos assistido ontem”, comemorou a atriz Sandra Echeverría nas redes sociais. O SBT ainda não divulgou o horário em que a trama será exibida na programação.

Veja a chamada

Mundo: Vulcão capaz de gerar tsunami na Bahia e devastar Salvador entra em estado de alerta

Com informações do Correio

Um vulcão capaz de gerar um tsunami e atingir a Bahia, com força para devastar Salvador, entrou em estado de alerta e está preocupando oceanógrafos que atuam no Brasil.

O Cumbre Vieja fica situado nas Ilhas Canárias, no litoral da África, e tem apresentado aumento significativo nos movimentos sísmicos desde sábado (11). As atividades tectônicas, que seguem ocorrendo ao longo desta semana, são um indicativo da proximidade de uma erupção.

Dos quatro níveis de alerta, o risco está no nível 2. Nele, a população é orientada para que fique atenta e vigilante no monitoramento da atividade vulcânica e sísmica. O terceiro é um “alerta máximo” de uma erupção iminente. Já o quarto é quando o evento já está em andamento.

Apesar de a possibilidade de erupção explosiva ser considerada remota, é real e digna de atenção. Um comunicado enviado pela Pevolca (Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias) na manhã desta quinta-feira (16) destaca que o processo de tremores é contínuo e pode ter uma rápida evolução a curto prazo.

Ocorrendo uma erupçao explosiva, a onda de choque provocaria a formação de tsunamis que atingiriam todo o Atlântico, do Estados Unidos ao sul do Brasil. As áreas mais atingidas seriam o Caribe, Golfo do México e Nordeste brasileiro, com ondas que poderiam chegar a cinco metros de altura. Um vídeo simula como seria a chegada das ondas ao litoral brasileiro.

Esse vulcão é considerado a chance mais real do Brasil ser atingido por um tsunami, explica o oceanógrafo Carlos Teixeira, professor da Universidade do Ceará (UFC). “Após a erupção, as ondas chegariam ao litoral brasileiro em apenas seis horas. Por isso, a preparação para um tsunami precisa ser feita com bastante antecedência para dar tempo de evacuar toda a população. Se não, o banhista vai estar no Porto da Barra e será surpreendido pela onda gigante”, explica o professor.





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