Os moradores de Ilhéus devem ficar atentos à possibilidade de chuvas fortes no município. De acordo com comunicado da Defesa Civil, o acumulado de precipitações pode atingir 91 milímetros até a próxima quinta-feira (21). Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do CLIMATEMPO.

A Defesa Civil informa que o volume não é equivalente ao índice pluviométrico registrado nos dois últimos anos, contudo, o estado de atenção refere-se a riscos de deslizamento de terra localizados e alagamentos nos pontos de residências.

A Prefeitura orienta os moradores que se mantenham atentos, observando indícios como desagregação de solos em encostas, sinais sonoros, fissuras e rachaduras em imóveis. Com o objetivo de minimizar os danos causados durante o período chuvoso, a Defesa Civil tem atuado por meio de sistema de monitoramentos constantes, através de um trabalho preventivo, por meio de vistorias, proteção provisória de taludes com lonas, entre outras ações.

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil, através do número: (73) 97400-7521 (WhatsApp) ou ligar para o Corpo de Bombeiros pela Central 193.