Após cumprir agenda de inaugurações em Ilhéus na última segunda-feira (11), o prefeito Mário Alexandre participou da cerimônia de assinatura de acordo entre o Governo da Bahia e a Homerun Brasil Mineração LTDA, cujo propósito é dobrar a produção de energia solar no estado. O encontro aconteceu em Salvador, com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior e representantes do setor de mineração.

Subsidiária da empresa canadense Homerun Resources Inc., a Homerun Brasil Mineração vai instalar plantas industriais em áreas da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), com investimentos que podem ultrapassar o valor de R$ 1,5 bilhão.

A técnica consiste na utilização de areia industrial de uma mina da CBPM, no município de Belmonte, transportada para uma primeira unidade de processo fabril, em Ilhéus, para ser transformada em sílica de alta pureza. O material será processado em Aratu, para a produção de um componente da placa solar, que permite dobrar a produção de energia fotovoltaica na Bahia.

“Ilhéus novamente se destaca como um importante polo de desenvolvimento econômico e sustentável da Bahia. Esse investimento vai gerar emprego, renda, garantir qualidade de vida para o nosso povo e aumentar a produção de energia limpa”, disse Mário Alexandre.

Conforme o governo baiano, a implementação de unidades fabris em quatro áreas de titularidade da CBPM resultará na criação de aproximadamente dois mil empregos. Inicialmente, a expectativa é de que sejam investidos R$ 300 milhões.