_A 26ª Policlínica de Saúde será responsável por prestar assistência à população de outros nove municípios_

Inaugurada pelo governador Jerônimo Rodrigues nesta segunda-feira (11), a Policlínica de Saúde de Ilhéus representa mais um avanço no processo de regionalização do atendimento à população. Acompanhado do prefeito Mário Alexandre, do vice-prefeito Bebeto Galvão, de prefeitos dos municípios que integram o Consórcio Interfederativo de Saúde das Terras do Cacau, deputados, vereadores, secretários, autoridades das Forças de Segurança Pública e demais autoridades, o dirigente estadual também realizou a entrega de uma Unidade Básica de Saúde (UBS Tipo III), que funcionará ao lado da policlínica e do Hospital Costa do Cacau (HRCC), no Banco da Vitória.

Para Mário Alexandre, Ilhéus abriga um verdadeiro complexo de saúde. “É mais um sonho que estamos realizando na nossa cidade e para o nosso povo. A minha palavra é de agradecimento. Primeiro a Deus, depois ao meu querido amigo e governador Jerônimo, em nome de todos os prefeitos. Essas unidades de saúde são resultado de muito trabalho e de muita luta. Nós estamos realmente salvando vidas, através de várias especialidades ofertadas e do diagnóstico precoce. Essa união é que faz a diferença. É essa força que nos ajuda a construir uma região cada vez melhor”, ressaltou o prefeito.

Na ocasião, o governador entregou seis vans e seis micro-ônibus para atender a população do entorno que utilizará os serviços da policlínica, bem como duas ambulâncias, frutos de emendas da deputada estadual Soane Galvão e do deputado federal Paulo Magalhães destinadas ao HRCC e ao município de Ilhéus.

“Esta policlínica é para que nenhum baiano ou baiana dessa região precise padecer, em um momento posterior, por não ter feito um exame importante, e quando for fazer, já seja tarde demais. Faremos uma campanha, com as prefeituras, com os veículos de comunicação, para que esta policlínica não fique sem o atendimento necessário, fazendo uma antecipação de tratamentos, e salvando vidas”, afirmou o governador.

Conforme a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a unidade oferece consultas especializadas, pequenos procedimentos cirúrgicos e exames de média e alta complexidade, prestando assistência à população de Canavieiras, Coaraci, Gongogi, Itacaré, Maraú, Santa Luzia, Ubaitaba, Una e Uruçuca, através do Consórcio. O investimento feito pelo Estado soma recursos na ordem de R$ 37,8 milhões, entre obra física e equipamentos.

Todos os exames solicitados pelo SUS estão disponíveis para 370 mil moradores do Sul da Bahia.

“A regulação é um planejamento de atendimento estadual, onde o serviço é ofertado e onde é demandado. Aqui eu sinto muita firmeza no movimento dos prefeitos em querer compartilhar essa responsabilidade”, acrescentou Jerônimo.

Estrutura – A Policlínica oferece consultas especializadas, pequenos procedimentos cirúrgicos e exames de média e alta complexidade. O estabelecimento regional de saúde será mantido pelos municípios consorciados.

A UBS Tipo III, por sua vez, vai beneficiar cerca de seis mil habitantes, disponibilizando consultórios médicos, odontológicos e de enfermagem, além de salas de vacina e de curativos. O investimento do Estado foi de R$ 5,6 milhões.

Avaliação – Para a aposentada Vilma Silva Fonseca, a policlínica representa “um local bonito e organizado para atender aquelas pessoas que mais precisam”, comentou a moradora do Residencial Vilela. Já Mailson Aguiar, morador de Itacaré, destacou que a unidade é fundamental para dar suporte a todos os municípios. “O atendimento ficou mais perto para nós”.

A Policlínica de Ilhéus é a quarta da macrorregião sul, que possui unidades em Valença, Jequié e Itabuna.

Serviços – A nova policlínica oferece consultas especializadas em angiologia, cardiologia, neurologia, endocrinologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia, ginecologia, pneumologia, dermatologia, reumatologia, anestesia e ortopedia.

A unidade também conta com atendimento em especialidades não médicas: farmácia clínica, enfermagem, psicólogo e nutricionista e exames de mapa, holter, ecocardiograma, ergometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, mamografia, ultrassonografia doppler, raio-X, ressonância magnética e tomografia.