Na sessão ordinária desta terça-feira (09), o vereador Kaique Souza (PODEMOS) solicitou para Ilhéus, através do requerimento 270/2023, aprovado por unanimidade pelos parlamentares, a implantação na unidade Hospitalar Materno Infantil Dr. Joaquim Sampaio, do serviço de cirurgia de Lábio Leporino em crianças recém nascidas.  A solicitação será encaminhada para a Secretaria Estadual de Saúde, Secretário Municipal de Saúde, aos Deputados Federais Jorge Solla e Lídice da Mata, e à Deputada Estadual Soane Galvão.

Segundo o vereador, a cirurgia só é feita em Salvador e Feira de Santana, causando super lotação no atendimento nestes municípios. O parlamentar afirmou que há um grande índice de crianças que nascem com essa deformidade no município e a “não realização dessa cirurgia de forma emergencial causa infecções nos ouvidos, perda de audição e deformidades nos dentes”.

O vereador Kaíque Souza também solicitou para Ilhéus, através do requerimento 271/2023, a implantação de alguns serviços referentes à especialidade de Otorrinolaringologia pelo SUS, como cirurgias e atendimentos em nível secundário/terciário, utilizando a estrutura hospitalar do Regional Costa do Cacau – para adultos – e da unidade Hospitalar Materno Infantil Dr. Joaquim Sampaio, visto que a rede SUS já possui em seu quadro esses profissionais especializados.

Segundo destacou o vereador, a implantação desses atendimentos e cirurgias reduzirá o tempo de espera de regulação para o serviço público, além de custo de transportes e outras demandas necessárias para o translado para os municípios que oferecem o serviço. “Com a implantação destes serviços, serão realizadas cirurgias de Adenoidectomia, amigdalectomia, tubo de ventilação timpânico, septoplastia, turbinectomia, cirurgia endonasal, microcirurgia de laringe, timpanoplastia, mastoidectomia, faringoplastia, coloboma aureus, traqueostomia, supraglotoplastia, biópsia da laringe, biópsia nasal, biópsia de ouvido”, explicou.