Declarações do ex-presidente Lula foram dadas em evento de divulgação do plano de governo ao Planalto | Roberto Casimiro/Foto Arena/Estadão Conteúdo

O Movimento Juntos pelo Brasil, aliança dos sete partidos que apoiam a pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Planalto, em chapa com o ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSB), lançou, nesta 3ª feira (21.jun), as Diretrizes do Programa de Governo do petista. Entre as propostas do programa estão: revogação do teto de gastos institucionais em 2016, mudança na política de preços da Petrobras e apresentação de uma nova legislação trabalhista.

As diretrizes estão expostas em uma plataforma online, também lançada nesta 3ª feira, em que qualquer pessoa pode apresentar sugestões, num prazo de 30 dias, para o texto elaborado pelos Representantes dos sete partidos da coligação. De acordo com o ex-ministro da Educação Aloizio Mercadante, coordenador do programa de governo de Lula, representantes dos sete partidos vão analisar todas as propostas que não agredirem a democracia, o princípio da soberania e valores civilizatórios, após serem encaminhadas a eles por moderadores. Estas propostas serão expostas na plataforma também.

O documento lançado hoje, nas palavras de Mercadante, “não é uma chegada. É um ponto de partida. Esse documento é um convite a todos aqueles que querem participar, debater e ajudar a reconstruir esse país. Portanto, é um documento que está aberto a todo tipo de contribuição. O que as diretrizes programática asseguram? Os princípios essenciais, as ideiais-forças essenciais que permitiram esse pacto [dos sete partidos]”.