Instagram agora terá três formas de consumo de conteúdo | Reprodução/SBT News

O Instagram mudou recentemente o jeito que os usuários podem navegar pelos seus conteúdos favoritos e agora há três formas de se fazer isso.

A primeira delas é a que aparece logo de cara quando entramos no aplicativo e ele continua apresentado conteúdo baseado pelo algoritmo. Mas o que é esse tal de “algoritmo”?

Para você entender de um jeito bem simples é uma espécie de conta matemática usada por um recurso de Inteligência Artificial e que procura entender quais são os conteúdos que você gosta e oferecer conteúdo que mais te agradam e consequentemente manter você na plataforma.

De acordo com o Facebook esse acerto gira em torno de 90%, porém muitos usuários estavam reclamando que o conteúdo não estava tão atrativo e pediram para voltar o formato antigo cronológico, em que as imagens vão aparecendo conforme são postadas pelas contas seguidas.

Para acessar esse segundo formato, baseado na cronologia de postagem, é só entrar no aplicativo e clicar na setinha do canto superior esquerdo e selecionar a opção “seguindo” e você já notará as mudanças no conteúdo.

E o terceiro formato é a opção chamada “favoritos” em que você pode marcar determinados perfis de amigos, familiares, pessoas e marcas que você realmente tem interesse e aí poderá seguir só esses conteúdo. Então para deixar bem clara as novidades no feed:

Feed baseado no algoritmo: é o mesmo que o atual, que tenta oferecer ao usuário o conteúdo que a ferramenta acredita que será mais relevante.

Feed “seguindo”: é baseado nos perfis que a pessoa segue e posta em ordem cronológica conforme vão sendo postados.

Feed “favoritos”: exibe somente as contas marcadas como favoritas por você e pode ser destinada mais para conteúdo de amigos, familiares e contas que realmente são relevantes para o seu dia-a-dia.

Mas a mudança pode ter um outro motivo do que o apresentado pela empresa. O aplicativo Tiktok cresceu muito durante a pandemia, sendo um dos mais baixados e que tem tido cada vez mais a atenção dos usuários, e por trás disso, existe a briga por patrocinadores.

Funciona assim: quem atrai mais a atenção das pessoas, consegue mais verba publicitária e as mudanças normalmente acontecem com o foco de aumentar a lucratividade do serviço

Algumas notícias vazadas no exterior dão conta que o Instagram trabalha em modelos de feed mais baseados no TikTok para tentar barrar o crescimento do concorrente. Se essas mudanças darão certo, só o tempo dirá.