Com o protagonismo e liderança da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), Soane Galvão, Ilhéus avança em inovação no interior da Bahia, razão pela qual concorre com duas iniciativas ao Prêmio Prefeito Empreendedor, projeto nacional do SEBRAE que chega à sua 11ª edição. Dois projetos da secretaria foram escolhidos para concorrer à premiação: o Sistema Municipal de Estratégia para Inovação – com base na Lei Municipal da Política de Incentivo e Apoio à Inovação nº 4.097/2020 – e o projeto Turismo Rio do Engenho.

Diversas ações para mais estímulo ao comércio, turismo, indústria e agricultura, têm sido tocadas por Soane, que tem fomentado, inclusive, o ambiente tecnológico para atrair empresas inovadoras, conectar Ilhéus com o que há de mais moderno em tecnologia, como o projeto de implantação da rede de fibra óptica dedicada na administração pública de Ilhéus, da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), e a regulamentação para a implementação da tecnologia 5G no município.

Com a criação de uma política pública a longo prazo para a inovação, Ilhéus já deu os primeiros passos para o ecossistema de inovação da hélice tríplice, ao interligar o poder público, as universidades e instituições de ensino, e a iniciativa privada. “A junção das organizações favorece o desenvolvimento tecnológico de forma crescente, para que Ilhéus seja reconhecida enquanto importante polo de tecnologia na Bahia e no Nordeste do país. Essa é a nossa meta”, explica Soane Galvão.

Capacitações a serem destinadas para empreendedores, também são ações da SDE em favor do desenvolvimento tecnológico, com foco na transformação digital e uma maior oferta de mão de obra especializada; além da realização de hackathons para o turismo e comércio – eventos que visam reunir desenvolvedores de software, designers e outros profissionais, com o intuito de criarem soluções inovadoras; como também incentivos financeiros através do Fundo Ilheense de Apoio à Inovação.