A secretaria de Ordem Pública da Prefeitura de Ilhéus divulgou um relatório de ocorrências nas praias de Ilhéus, no período da alta estação, de 20 de dezembro de 2020 a 9 de janeiro de 2022, por meio da coordenação de salva-vidas. 900 ações preventivas foram realizadas, sete registros de crianças perdidas, 43 resgates, um paciente sofreu afogamento, mas sem risco de morte, e outras duas pessoas que foram levadas para o hospital. Nenhum óbito foi registrado, de acordo com o coordenador Anderson Gusmão de Lima.

O secretário municipal de Ordem Pública, Marcelo Barreto, informa que atualmente o município dispõe de um efetivo de 81 homens e o fato de não ter sido registrado nenhum óbito, é resultado das ações preventivas de salvamento aquático, pronto atendimento dos salva-vidas e condições para um trabalho seguro, como uso de novos equipamentos de proteção individual (EPI) entregues pela Prefeitura de Ilhéus ao efetivo.

“Por determinação do prefeito Mário Alexandre, o trabalho do Corpo de Salva-vidas é intensificado na temporada de verão, pois a cidade recebe um fluxo maior de visitantes e turistas nessa época. Atuamos em 34 postos instalados entre a região de Mamoã, no norte, e Rio e Mar, após Olivença, no sul”, explicou Barreto.