A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, iniciou nesta quarta-feira (29) o cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade que residem nas áreas afetadas pelas fortes chuvas no município. Conforme a secretaria, o cadastro será feito mediante preenchimento do Formulário Nacional para Registro de Informações de Famílias e Indivíduos em Situações de Emergência e Calamidade Pública no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O procedimento foi iniciado pelos abrigos provisórios e segue nas demais localidades da cidade, conforme planejamento da pasta. O objetivo é mitigar os impactos decorrentes das chuvas, que trouxeram prejuízos para os moradores, entre eles danos à infraestrutura e a interrupção do fornecimento de energia elétrica e água, principalmente em localidades da zona rural.

O formulário padronizado é responsável pelo diagnóstico emergencial e visa mapear a situação da população afetada e de maior vulnerabilidade, seu perfil e suas necessidades mais urgentes, para prover subsídios e ofertas socioassistenciais.