Após o diagnóstico, o prefeito orientou que as ações permanentes fossem intensificadas

O prefeito Mário Alexandre convocou uma reunião extraordinária com secretários e membros das Forças Armadas, de segurança e salvamento para avaliação geral dos prejuízos e danos causados pelas fortes chuvas que atingem a cidade de Ilhéus. Durante o encontro no Centro Administrativo da Conquista no final da tarde desta quinta-feira (9), equipes da Defesa Civil relataram a situação em áreas mais críticas do município.

Após o diagnóstico, o prefeito orientou que as ações permanentes fossem intensificadas, através de uma força-tarefa montada para minimizar os estragos e evitar tragédias provocadas pelos temporais.

“Mais um momento difícil. Só na quinta-feira foram registrados 44 milímetros de chuva, com previsão de mais 90 milímetros nos próximos dias. Vamos trabalhar em conjunto para cuidar e salvar a vida das pessoas, principalmente daquelas mais vulneráveis. Eu faço um pedido às pessoas que moram em áreas de riscos, procurem um local seguro para se abrigar, entrem em contato com a Defesa Civil e a Secretaria de Promoção Social. Nós estamos de prontidão para ajudar e alertar a todos”, disse Mário Alexandre.

O plano de contingência tem o objetivo de mapear as áreas de risco, definir ações estratégicas e dar suporte para que o Município realize intervenções mais céleres em casos de desastres naturais. Conforme Bebeto Galvão, Ilhéus é uma das poucas cidades que possui plano de prevenção e controle de impactos da chuva, fato associado ao empenho da atual gestão.

“Nós sensibilizamos diversas instituições no sentido de constituir um comitê para monitorar as regiões mais afetadas e oferecer uma ação de resposta, de modo a cuidar da vida humana. De acordo com a ocorrência será disponibilizada uma bandeira para sinalizar a gravidade do momento”, destacou o vice-prefeito.

A reunião contou com as presenças de membros do Corpo de Bombeiros Militar; Comando de Policiamento da Região Sul; 68ª, 69ª e 70ª Companhias Independentes de Polícia Militar; CIPE Cacaueira; CIPPA; Marinha do Brasil; Exército; Defesa Civil e secretarias de Promoção Social e Combate à Pobreza, Serviços Urbanos e Infraestrutura.

A Prefeitura emitiu alerta de chuvas intensas, com a previsão de 105 milímetros durante cinco dias. As informações são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). As atenções devem ser redobradas quanto a alagamentos, deslizamento e escoamento de terras, principalmente em áreas de riscos, como altos, morros e terrenos de encostas.

Na ocorrência de possíveis eventualidades, a população pode entrar em contato através dos números da Defesa Civil de Ilhéus: (73) 98836-2753 ou (73) 98178-2255.