Apesar do susto que moradores da região de Itapebi e Canavieiras tomaram com as imagens da usina hidrelétrica de Itapebi na última quinta-feira (9), a UHE Neoenergia afirma que não há motivo para desespero.

Um vídeo, que mostra o aumento da vazão da água e também no volume do rio, despertou uma fake news de que as “comportas da hidrelétrica foram abertas”. Compartilhado pelo whatsapp, o falso alerta da UHE dizia que, por causa das fortes chuvas, as comportas foram abertas e o rio Jequitinhonha transbordaria colocando em risco os ribeirinhos.

Veja a nota emitida pela Neoenergia:

Uma mensagem falsa está circulando em grupos de WhatsApp com a informação de que a UHE Itapebi está operando com 100% de capacidade, o que poderia causar inundações nos municípios situados no leito do Rio Jequitinhonha. Esta informação é falsa.

A incidência de chuvas observada no nordeste de Minas Gerais e sul da Bahia nos últimos dias, embora tenha impactado os municípios da região, não se constitui em aspecto que possa alterar o regime operativo da UHE Itapebi, nem justificar qualquer tipo de preocupação das comunidades do entorno do reservatório.

A UHE Itapebi é uma usina de operação a fio d’água, portanto, com capacidade limitada de acúmulo de vazões em períodos de cheia. Assim, praticamente todo o volume de água que chega ao reservatório, segue em direção à jusante de maneira controlada.

A hidrelétrica está operando em condições normais, mantendo constante monitoramento do rio Jequitinhonha, com antecedência suficiente para avisar às autoridades competentes sobre quaisquer anormalidades.

A UHE orienta que informações sobre a operação da usina, seu reservatório e elementos de controle e alerta às comunidades do entorno devem ser coletadas em fontes oficiais e confiáveis.