_Eventos em Canavieiras, Ubaitaba e Una reuniram palestrantes de renome nacional, a exemplo de Pedro Bertolucci, Aldir Parisi, Mirian Rocha e Rapha Falcão_

A Semana Sebrae de Capacitação Empresarial, o maior evento de educação executiva do estado, totalmente gratuito, está acontecendo também no sul da Bahia e levou aos municípios de Una, Canavieiras e Ubaitaba workshops voltados para o agronegócio e turismo, apontando um campo de oportunidades com palestras do ex-prefeito da cidade de Gramado, Pedro Bertolucci e os especialistas Aldir Parisi e Mirian Rocha. Os encontros aconteceram respectivamente nos dias 6, 7 e 8 de outubro.

“O mais importante é saber o que queremos mostrar ao mundo. O município de Canavieiras tem muito potencial e é uma das cidades mais bonitas que já visitei. Diante disso, temos muito a mostrar, seja através das praias, artesanato ou comércio local. O importante é que os empresários entendam a importância do turismo e que com ele podem atrair mais pessoas”, destacou Pedro Bertolucci.

Já a especialista Mirian Rocha afirmou que o agronegócio e o turismo são áreas que movimentam o comércio local, impulsionam a economia, geram emprego e renda, mas precisam de articulação conjunta entre poder público e privado para que tenham resultados positivos. “Deixar de pensar em um e pensar em dez. Deixar de ver só os problemas e focar nos sentimentos de confiança, aproveitando as potencialidades locais associando ao turismo. Trabalhar a produção associada e os seus valores, ressaltando o diferencial do produto turístico para agregação do valor”, alertou Mirian Rocha.

Para a gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, a realização das ações tem sido bastante produtiva na região. “A missão do Sebrae é desenvolver e promover o fortalecimento dos pequenos negócios e é isso que estamos realizando aqui. Nós trouxemos nos últimos dias palestrantes de renome nacional, para potencializar o comércio e os pequenos negócios e estamos contando com o apoio dos gestores públicos, o que nos deixa muito feliz”, celebrou Claudiana.

Os municípios também foram capacitados com a palestra de workshop Retomada Digital – Turbine suas vendas na Internet, com Rapha Falcão criador do Dicas Digitais. Participaram do encontro representantes da gestão municipal, empreendimentos do segmento turístico (bares, hotéis, restaurantes, agências de viagem, propriedades rurais e comerciais afins).