Na semana dos preparativos para a tradicional festa de Nossa Senhora da Glória, padroeira de Mutuns, que acontecerá neste domingo, dia 15, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), atendeu ao pedido de Genaro Ferreira de Oliveira, líder comunitário local há mais de 60 anos. A Prefeitura executou intervenções para a melhoria das condições da estrada que liga o Distrito ao bairro Santa Inês.

Pessoal e máquinas da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo realizaram os serviços de patrolamento, nivelamento, cascalhamento e compactação do solo para maior durabilidade.

O superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, esteve acompanhando o trabalho de sua equipe, que fez a recuperação de aproximadamente cinco quilômetros da estrada de Mutuns, visando favorecer o tráfego de veículos, a mobilidade da população local e o escoamento da produção hortigranjeira.

Há 2 anos morador da Vila de Mutuns, Valdomiro Almeida de Santana, 85 anos, se disse satisfeito com o trabalho da Prefeitura. “A estrada já era boa, agora vai ficar muito melhor. Nós todos estamos alegres”, relatou.

A tradicional festa da padroeira, Nossa Senhora da Glória, acontece anualmente, há 92 anos. Antes do dia festivo, o povoado celebra a novena, que integra a religiosidade, com duração de nove dias seguidos, caracterizando suas crenças e costumes.

Mutuns consolidou-se em 1906, quando houve a implantação de uma estação de trem da chamada de Estrada de Ferro de Ilhéus – Vitória da Conquista, que teve ramais para Itabuna, Itajuípe (Pirangi), Aurelino Leal (Poiri) e Ubaitaba (Itapira). A ferrovia era usada para transportar cacau até o Porto de Ilhéus.