A Prefeitura de Ilhéus publica nesta sexta-feira (13) os nomes que faltavam para completar o primeiro escalão da gestão. Para o eixo de Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade foram nomeados o historiador Geraldo Magela (Cultura); os empresários Fábio Manzi (Turismo) e Soane Galvão (Desenvolvimento Econômico e Inovação).

Integram o eixo de Gestão da Cidade, o sindicalista João Aquino (Serviços Urbanos e Distritais), o engenheiro Átila Docio (Infraestrutura e Defesa Civil), o advogado José Victor Pessoa (Meio Ambiente), o Tenente-coronel PM Marcelo Barreto (Ordem Pública), o economista Diego Batista Messias (Maramata) e o Tenente-coronel PM Valci Serpa (Transporte e Trânsito).

Conheça o perfil de cada secretário.

Soane Galvão Barbosa é graduada em Direito pela Faculdade de Tecnologia e Ciências, com ênfase em Administração Pública. Ela assume a pasta de Desenvolvimento Econômico e Inovação, tendo atuado como Coordenadora de Unidade na Bahia Pesca no gerenciamento de equipes técnicas e desenvolvimento de soluções sociais.

Em 2017, à frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social formulou e implementou políticas públicas voltadas à inclusão, destacando os esforços na Atenção à Infância e Adolescência e fortalecimento do papel da mulher e combate à violência doméstica.

Geraldo Magela Ribeiro é Historiador e Professor, com ênfase em Brasil Colônia e Período Imperial Brasileiro. Novo titular da Secretaria Especial de Cultura, Magela elaborou o Projeto Ilhéus Rumo aos 500 Anos, implantou o Centro de Estudos e Pesquisas de Olivença e Ilhéus (CEPOI), o Museu da Capitania de Ilhéus e a Casa Jorge Amado e Nacib em Olivença.

O gestor também estimulou a capacitação de Guias de Turismo de Porto Seguro e Ilhéus; formulando e implementando políticas públicas voltadas à inclusão social, com atenção à infância, adolescência e à geração de emprego e renda.

Fábio Wanderley Manzi Cavalcanti Júnior é empresário atuante há 12 anos no trade turístico e proprietário da Pousada Costa do Cacau. Durante dois anos exerceu o cargo de Secretário de Cultura e Turismo de Ilhéus. A partir da Reforma Administrativa passa a ser titular da Secretaria Especial de Turismo.

Átila Menezes Docio é Engenheiro Civil e Pós-Graduando em Gestão e Engenharia de Custo. Desde 2017 atua como Secretário de Infraestrutura e Defesa Civil de Ilhéus. Docio possui experiência na área de Construções Prediais e Conjuntos Habitacionais, com passagem pelo Polo Industrial do município.

Diego Batista Messias é Graduado em Ciências Econômicas e Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual De Santa Cruz (UESC), Bacharel em Direito pela Faculdade de Ilhéus e Especialista em Processo e Direito do Trabalho pela Universidade Estácio de Sá. Messias vai assumir a presidência da Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata).

O economista também já foi assessor do ex-deputado federal Bebeto Galvão e, atualmente, exerce o cargo de Presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Ilhéus e Vice-presidente adjunto do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc).

Valci Góis Serpa de Oliveira é Tenente-Coronel da Reserva da Polícia Militar e Graduado em Direito pela UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz). Serpa assume a Autarquia de Transporte e Trânsito, com passagem pelo Comando de diversas Companhias de Policiamento. O Tenente-Coronel foi Coordenador do Detran na Região Sul, Extremo-sul e Sudoeste das operações de blitz “Lei Seca” e “Paz no Trânsito”.

Serpa é Bacharel em Segurança Pública e Defesa Social, entre outros cursos e Pós-Graduando em Gestão, Mobilidade e Segurança no Trânsito.

João Batista Aquino dos Santos é secretário de Serviços Urbanos desde 2020 e Presidente licenciado do Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Pousadas, Bares, Restaurantes e Similares (SINDIHOTEL). Aquino também é Diretor da Força Sindical Bahia; Diretor da Força Sindical Nacional; Ex-presidente da Força Sindical Regional Sul e ex-assessor Parlamentar na Câmara dos Deputados.

O secretário também é Técnico em Contabilidade e Graduando em Gestão Pública pela Universidade Estácio de Sá.

Marcelo Antônio Pereira Barreto é Tenente-Coronel da Reserva da Polícia Militar e Bacharel em Direito pela Faculdade de Ilhéus. O militar assume a Secretaria de Ordem Pública, com vasta experiência nas áreas de Segurança, Transporte e Trânsito, tendo comandado e coordenado diversas companhias, entre elas a CIPE/Cacaueira e o setor de Inteligência da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (SEAP/BA).

José Victor Pessoa é Advogado, com formação acadêmica pela UESC. Pessoa fica à frente da Secretaria de Meio Ambiente e possui experiência em Planejamento Administrativo e Coordenação em Ações Regionais. De 1989 a 1992 foi eleito Vereador em Ilhéus e entre 1994 e 1995 exerceu a função de Consultor Jurídico da Câmara Municipal.