O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, erguido no terreno onde funcionava o Hospital Geral Luiz Viana Filho, recebeu nesta semana mais equipamentos que serão instalados antes da inauguração. De acordo com a Prefeitura, a unidade de alta complexidade será entregue mediante a conclusão do envio e montagem dos aparelhos de grande porte.

Em maio último, o prefeito Mário Alexandre acompanhou a chegada da primeira remessa do mobiliário e destacou que o apoio do Governo da Bahia é primordial para suprir a demanda e melhorar o atendimento obstétrico e pediátrico em Ilhéus e no sul da Bahia. As entregas ocorrem de forma gradativa.

“Esse projeto é um sonho concretizado. Quero agradecer a parceria e o apoio do governador Rui Costa e do secretário Fábio Vilas-Boas. Entregaremos a maternidade para que funcione com 100% de sua capacidade e preste um atendimento de excelência e digno à nossa população”, afirmou o prefeito.

Para a inauguração da unidade, referência em saúde na região sul, é necessária a conclusão do envio de oxigênio e a instalação do mobiliário hospitalar, que compreende camas de parto motorizadas com tecnologia de ponta, aparelhos de tomografia computadorizada, ultrassom e raio-x.

O hospital possui um moderno centro cirúrgico e obstétrico, abrigando 105 leitos de internação, integrados à Rede Cegonha e atenção às urgências e emergências, distribuídos em leitos de terapia intensiva e semi-intensiva neonatal e leitos para parto normal e cesárea, com funcionamento 24 horas e acesso por demanda espontânea e referenciada.

A estruturação do estabelecimento de saúde deixa um legado e reflete o compromisso firmado dos entes estadual e municipal com a população de Ilhéus e do sul da Bahia.