O balanço parcial da vacinação divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) mostra que Ilhéus aplicou 72.986 doses contra a Covid-19 até o momento, somando a primeira e segunda dose. Desse total, 48.800 correspondem ao primeiro ciclo (D1) e 24.186 referem-se ao segundo ciclo (D2) do esquema vacinal dos grupos que integram a lista de prioridades. Os dados também são divulgados diariamente no painel de acompanhamento da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Balanço semanal – De acordo com a Sesau, dos dias 24 a 28 de maio foram ministradas 2.013 unidades da vacina referentes à primeira dose e 1.638 doses de reforço. No total, foram imunizadas 3.651 pessoas, entre pacientes com hipertensão arterial sistêmica; obesidade mórbida; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; transplantados; pacientes diabéticos; renais crônicos e com cirrose hepática.

No período mencionado também foram imunizados portadores de Síndrome de Down; hemoglobinopatia; pneumopatia; trabalhadores do transporte coletivo; servidores da limpeza pública; idosos; pessoas com deficiência e imunossuprimidos.

A primeira dose já foi aplicada em pouco mais de 48 mil pessoas, o que corresponde a 30% da população do município. A Sesau reitera a importância de manter as medidas de prevenção, com uso de máscara de proteção, higienização das mãos e distanciamento físico (social).