Requerimento do vereador Paulo Carqueija (PSD), já aprovado em plenária, reivindica à Mesa Diretora da Câmara que seja encaminhada correspondência ao prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, solicitando que determine ao setor competente a realização de estudos sobre a viabilidade de cessão de área ao Poder Legislativo, na Avenida Soares Lopes, no trecho entre o Centro de Convenções e a Tenda do Teatro Popular de Ilhéus, para futuras instalações de nova sede da Câmara de Vereadores de Ilhéus.

O parlamentar informa que a obra sugerida seria o embrião de um amplo projeto de ocupação da área, com a implantação de outros empreendimentos institucionais, para que, futuramente, também possam servir à sociedade, ocupando legalmente uma região importante da cidade. “Estamos falando de um estudo para a cessão de área. Mas o que, de fato, estamos querendo é um amplo debate sobre o tema. Ouvir urbanistas, Crea, prefeitura, Associação Comercial, Atil, representantes do segmento de construtores, meio ambiente, sociedade civil, de forma democrática, ampla. É pensar no todo, mas iniciando com etapa”, afirmou Carqueija, que já iniciou a discussão internamente, na Câmara, dialogando com os vereadores Ivo Evangelista (Republicanos), Fabrício Nascimento (PSB) e César Porto (PSB).

Com este debate, reflete o parlamentar, será possível elaborar um documento que respalde e externe ideias, proposições, cautelas. “É preciso pensar numa melhor utilização daquela área. Mas pensar com o pé no chão”, ressaltou. Carqueija reforça que se trata, no momento, apenas de um pedido de estudo preliminar, mas, caso avance, a proposta da nova Câmara é de uma construção horizontal, com estacionamento, respeitando regras ambientais. “Ninguém aqui tem a fórmula pronta. Ninguém está dizendo para fazer de qualquer jeito. É discutir o assunto. Avançar ou recuar”, pontuou.