WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura de ilheus



janeiro 2021
D S T Q Q S S
« dez   fev »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
videos


Ilhéus: Câmara reorganiza Frente Parlamentar das Mulheres

Criada através de decreto legislativo, em 2018, a Frente Parlamentar das Mulheres contará no mandato que se inicia com as participações efetivas das vereadoras Enilda Mendonça e Ivete Maria de Souza. Como desde 2012 o parlamento ilheense não contava com a eleição de mulheres, a Frente Parlamentar, desde sua criação, foi representada até aqui por vereadores do sexo masculino. O fortalecimento na iniciativa, com a presença da representatividade feminina, foi tema de encontro entre as duas vereadoras e o presidente da Câmara, Jerbson Moraes.  

A proposta é de que, desde a abertura do período legislativo, em fevereiro, seja reestruturada a Frente Parlamentar. Professora Enilda destaca a importância da iniciativa, que atua na defesa de políticas públicas para mulheres, no enfrentamento à violência doméstica e é um instrumento que luta por ideias e ações para defender os seus direitos.  

Políticas Públicas 

Em 2018, a maior motivação para a criação da frente era o número crescente de mulheres que sofriam violência e feminicídio. De lá pra cá – afirma Enilda – pouca coisa mudou.  “Vamos provocar o debate acerca das possibilidades de concretizar políticas públicas que possam identificar, registrar e diagnosticar os principais problemas enfrentados pela mulher ilheense, bem como apontar soluções e caminhos que garantam acesso, segurança, saúde e mais qualidade de vida a essas mulheres”, afirmou. 

A frente também visa promover a autonomia e igualdade no mundo do trabalho e cidadania, debater e encaminhar propostas de legislações de educação inclusiva não sexista, que tratem da saúde das mulheres, direitos sexuais e reprodutivos; bem como debater propostas que alterem a situação da violência doméstica contra a mulher. 

Apoio 

“É através desta Frente Parlamentar que é possível, também, fortalecer a nossa luta, cobrando para que as instituições de acolhimento funcionem de forma regular”, afirma a vereadora. “Vamos também abarcar diversos movimentos de mulher para que o movimento seja forte, coletivo e participativo”, completou. Enilda faz questão de ressaltar que desde que assumiu a iniciativa pela reativação da Frente Parlamentar, tem recebido total apoio do presidente da Casa, Jerbson Moraes.

1 resposta para “Ilhéus: Câmara reorganiza Frente Parlamentar das Mulheres”

  • MARIA D'AJUDA SOUZA FERREIRA says:

    Ao tempo que parabenizo pelo reorganização da Frente Parlamentar das Mulheres, aguardamos os encaminhamentos da nova composição. Li “… de lá pra cá pouca coisa mudou” Concordo plenamente do que se refere aos feminicidios e outros tantos tipos de violência praticado contra as mulheres. A mudança significativa !mudou” foi a criação dessa Frente Parlamentar e em especial a ativação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Aguardamos a proposta de diálogo na construção de politicas públicas que garantam para as mulheres direitos declarados e conquistados por lutas de muitas MULHERES.

Deixe seu comentário











rl consultoria




web