Crédito de imagem: Google

NOTA DE ESCLARECIMENTO

No dia 04 de setembro de 2020, um blog divulgou nota afirmando que Ilhéus atinge a colocação de cidade mais violenta da Bahia em 2020. Tal informação não faz qualquer referência a órgãos de estatísticas oficial sobre criminalidade nos municípios, como a Secretaria de Segurança Pública do Estado, o qual torna questionável a veracidade de tais dados.

As taxas de mortes violentas citadas na matéria conglomeram, irresponsavelmente, não só os homicídios ocorridos na cidade, mas os autos de resistência, ou seja, as intervenções com óbitos realizadas por policiais militares no cumprimento de seus deveres. Desta forma, os dados constados alteram significativamente os verdadeiros índices de CVLI, Crimes Violentos Letais Intencionais na cidade de Ilhéus.

Em 2020, até a presente data, 09 de setembro de 2020, Ilhéus contabiliza o número de 67 homicídios dentro dos limítrofes do município, que possui cerca de 160 mil habitantes atualmente. Logo, para cada 100 mil habitantes, a taxa de mortes violentas em Ilhéus é de 41,87 e não 62,00, conforme divulgado pelo site.

Importa ressaltar, inclusive, que o município de Ilhéus não só vem reduzindo seus índices de CVLI quanto, nos últimos dois semestres seguidos de 2019 e 2020, foi premiada pelo PDP, Prêmio de Desempenho Policial, o qual o Estado da Bahia recompensa os policiais dos municípios que reduziram seus crimes violentos.

Todos os dados aqui divulgados fazem parte do levantamento estatístico da Polícia Militar e Civil da Bahia em Ilhéus e colocamo-nos à disposição para sanar quaisquer questionamentos.

Atenciosamente,
Comandantes da 68, 69 e 70 CIPM
Coordenador da 7 COORPIN.