A partir de agora as 16 Unidades de Saúde da Família (USF) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) de Lauro de Freitas distribuirão autoteste para a detecção do HIV. O exame é gratuito, seguro e permite ao paciente resultado em até 20 minutos além de poder ser realizado aonde e quando a pessoa quiser.

De acordo com o coordenador do programa municipal IST/HIV/ AIDS e Hepatites Virais, o teste é feito a partir da coleta de uma gota de sangue com a efetividade de até 99,9%. “Esse exame é indicado para uso doméstico, como um autoteste de triagem inicial, conseguindo detectar a presença do vírus HIV (tipo 1 e 2), além de agentes causadores da Aids”, disse.

Na caixa do autoteste contém manual de instrução, lanceta automática estéril, dispositivo de coleta de amostra, curativo adesivo e sachê com álcool. “Os usuários com resultado positivo no autoteste, devem refazer o exame desta vez no CTA. As orientações são passadas no momento da retirada do autoteste. Se tiver dúvidas na hora da realização do autoexame para HIV, a pessoa pode ligar a qualquer hora para 0800 887-1589 ou 136, ou contatar o CTA através do telefone 3369- 9940”, informou Franklin.

Cada pessoa, munida de documento com foto, pode retirar até dois autotestes por mês. O exame é fácil e rápido, semelhante a um teste de glicemia. O usuário coleta uma pequena amostra de sangue da ponta do dedo, com a lanceta estéril fornecida na caixa e aguarda de 10 a 20 minutos. No resultado negativo, apenas uma linha colorida aparecerá na janela do dispositivo. Em caso positivo, duas linhas coloridas aparecerão.