Créditos: Poder 360

A Polícia Federal faz uma operação na manhã desta 3ª feira (26.mai.2020) no Palácio das Laranjeiras, residência oficial do governador do Rio, Wilson Witzel (PSC).

Batizada de Placebo, a operação investiga desvios de recursos públicos destinados ao atendimento do estado de emergência de saúde pública decorrente da pandemia de covid-19 –doença causada pelo novo coronavírus. Eis a íntegra (375 kb) da nota.

São cumpridos 12 mandados de busca e apreensão no Rio e em São Paulo. As ordens foram expedidas pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).

De acordo o site O Globo, 15 equipes da PF participam da ação e pelo menos 4 carros estão em frente à casa de Witzel desde o início da manhã. A equipe da Polícia Federal foi de Brasília ao Rio de Janeiro e chegou ao aeroporto pouco depois de 5h30m.

De acordo com investigações iniciadas no Rio pela Polícia Civil, pelo Ministério Público Estadual e pelo Ministério Público Federal, o esquema de corrupção envolveria uma organização social contratada para a instalação de hospitais de campanha e servidores da cúpula da gestão do sistema de saúde do Estado do Rio de Janeiro.

Witzel e Bolsonaro

Wilson Witzel é inimigo declarado de Jair Bolsonaro. O presidente o apoiou na eleição para o governo do Estado em 2018. Os 2 se tornaram opositores em 2019 depois que Witzel demonstrou vontade de se candidatar ao Planalto nas eleições de 2022.

No vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, no qual Bolsonaro é investigado por interferir na Polícia Federal, o presidente chamou o governador carioca de “estrume”. Bolsonaro afirma que Witzel “usava a Polícia Civil do Rio” para destruir a família dele.

Na pandemia de covid-19, eles divergem sobre as medidas de isolamento social. Já trocaram farpas publicamente.

Nesta semana, delegado Tacio Muzzi Carvalho e Carneiro foi nomeado para assumir o cargo de superintendente regional de PF no Rio.

Carla Zambelli

A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), aliada de Bolsonaro, disse que haveria uma operação da PF contra governadores. A congressista falou ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha, na 2ª feira (25.mai).

“A gente já teve algumas operações da Polícia Federal que estavam ali, na agulha, para sair, mas não saíam. E a gente deve ter, nos próximos meses, o que a gente vai chamar, talvez, de ‘Covidão’ ou de… não sei qual vai ser o nome que eles vão dar… mas já tem alguns governadores sendo investigados pela Polícia Federal”, disse a deputada.

A declaração da deputada sobre uma possível ação da PF vem em 1 momento em que o presidente é acusado de interferir no órgão politicamente.

A jornalista da Rádio Gaúcha Kelly Matos postou em sua conta no Twitter o trecho. Ouça abaixo (24s):