A Prefeitura de Itabuna confirmou, através da Secretaria Municipal da Educação (SME), que será iniciada a partir da desta segunda-feira (4/5), a distribuição dos kits de alimentação da merenda escolar.

A distribuição atende ao que foi determinado pelo Ministério da Educação, de que a verba do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) seja utilizada para a manutenção nutricional de crianças e adolescentes, mesmo que as aulas não estejam acontecendo, frente à pandemia de COVID-19, decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Também por orientação da OMS de que sejam evitadas as aglomerações, haverá todo um cuidado por parte dos profissionais envolvidos para que os kits sejam entregues de maneira rápida, eficiente, respeitando o distanciamento entre as pessoas. “Em Itabuna, há o crescimento na quantidade de casos confirmados de COVID-19 e há a determinação, por parte do Ministério da Educação, de que as escolas não deixem de fornecer alimentos aos estudantes”, explicou a secretária da Educação do município, a professora Nilmecy Gonçalves.

Segundo ela, “a nossa secretaria já está trabalhando há 20 dias e os diretores já foram orientados. Num primeiro momento, faremos a distribuição para os estudantes que já tiveram suas matrículas confirmadas até o dia 18 de março e foi elaborado um cronograma”, disse.

Logística

Para conseguir organizar a distribuição as equipes técnicas da secretaria e os diretores das escolas aparecem com os principais articuladores nessa empreitada, que terá também o apoio dos funcionários das escolas.

Para tanto, os diretores organizarão uma equipe afinada e movida pelo sentimento de solidariedade e empatia (a depender da unidade escolar, é possível ainda contar com a ajuda de outros parceiros [Secretaria Municipal de Administração, clubes de serviços, Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil, etc.]). Houve um planejamento prévio e a principal estratégia da distribuição estabelece a quantidade de atendimentos por período / hora; em escolas maiores como o IMEAM, CAIC Jorge Amado, Lourival Oliveira, Flávio Simões, Margarida Pereira e Frederico Smith, o atendimento acontecerá de acordo com as séries ou etapas de ensino e com entrega de senhas.

Os kits serão entregues sempre no local mais amplo e arejado das escolas; em havendo condição, cadeiras separadas por 1 metro de distância serão disponibilizadas para evitar desconforto e desobediência quanto às orientações da OMS; todas as escolas terão água e sabão e irão munir a equipe de distribuição com luvas, máscaras e álcool em gel 70%; os diretores farão ainda a divulgação antecipada, em locais visíveis, do cronograma de distribuição, usando cartaz na porta da escola, informes nos grupos de WhatsApp, informes através do Facebook da escola, etc., além de garantir que as relações por ano com os dados dos estudantes como nome completo dos pais e se possuem mais de um filho na mesma unidade escolar. Se sim, deverá receber todos os kits de uma só vez.

Entrega nas escolas urbanas

Nas escolas da área urbana, a distribuição acontecerá por núcleos e, nas escolas do campo, por rotas, a partir do dia 18. “É impossível a distribuição para todas as 90 unidades de uma só vez. Então, necessitaremos do máximo de compreensão dos gestores e dos integrantes das escolas para que essa mesma compreensão seja direcionada também às famílias”, pontuou a secretária da Educação, completando ainda que “não haverá armazenamento de kits reservas”.

A perspectiva da SME é a de que a distribuição dos kits, beneficie cerca de 16 mil alunos. “Ninguém precisa correr para as escolas até porque essa distribuição não será feita para todo mundo de uma vez”, disse Gonçalves. Para quem tiver dúvidas ou necessitar de maiores informações, a SME está disponibilizando o número de telefone (73) 3214 1456.

Confiram, abaixo, o cronograma de distribuição dos kits nas ESCOLAS URBANAS:

NÚCLEO I – Escolas Ana Francisca Messias, Brasília Baraúna de Almeida (Ferradas), Lourival Oliveira Soares, Florípedes Menezes, Iolanda Pires (Sítio V) e Conjunto Penal de Itabuna – a distribuição nas escolas acontecerá no DIA 4; os que, porventura, perderem a data, poderão se dirigir à unidade escolar novamente no dia 6 (quarta-feira).

NÚCLEO II– Escolas Plínio de Almeida, Ester Gomes, Pedro Lemos, Juca Leão, Raimundo Jerônimo Machado, Frederico Smith Lima e Maria Creuza –a distribuição nas escolas acontecerá no dia 5. Quem perder a data, poderá receber no dia 7.

NÚCLEO III – CAIC Jorge Amado e escolas Roberto Santos, Milton Rodolfo e Vila Anália – a distribuição acontecerá no dia 6 e, para quem perder a data, uma nova entrega será feita no dia 8.

NÚCLEO IV – Escolas Ação e Cidadania, Isa Brito, Maria Goretti, São Paulo da Cruz, João Mangabinha Filho e Centro de Educação Municipal Gil Nunesmaia – a distribuição nas escolas acontecerá no dia 7 e, para quem perdeu a data, uma nova entrega será feita no dia 11.

NÚCLEO V – Escolas José Nunes, Pequeno Aprendiz, Eduardo Fonseca, Maria Pinheiro, Espírita Emanuel, Pedro Jerônimo, Três Irmãos, Margarida Pereira e Everaldo Cardoso – a distribuição nas escolas acontecerá no dia 8 e, para quem perder a data, poderá retornar no dia 12.

NÚCLEO VI – Instituto Municipal Teosópolis e escolas São Francisco de Assis, Antônio Menezes Filho, Heribaldo Dantas e Ewerton Chaloup – a distribuição nas escolas ACONTECERÁ NO dia 11 e, para quem perder a data, poderá retornar no dia 13.

NÚCLEO VII – Escolas Novo Horizonte, Esperança, Lions Club Itabuna Centro, Luiz Viana Filho, Maria Raimunda Oliveira, Só o Amor Constrói e São Lourenço – a distribuição nas escolas acontecerá no dia 12 e, para quem perder a data, uma nova entrega será feita no dia 14.

NÚCLEO VIII – IMEAM, Lúcia Oliveira, Betel, Firmino Alves, Pequeno Lar, Sementeira, Genival Correia de Almeida e Luís Eduardo Magalhães – a distribuição nas escolas acontecerá no dia 13 e, para quem perder a data, poderá comparecer no dia 15.

NÚCLEO IX – Batista da Califórnia, Flávio Simões, Castelo Branco, 28 de Julho, João Alves Araújo, Rainha dos Anjos e Renascer – a distribuição nas escolas acontecerá no dia 14 e, para quem perder a data, poderá comparecer no dia 18.

NÚCLEO X– Maria Rosa, Rainha da Paz, Verdes Campos, Alberto Lessa, Amélio Cordier e Brasília Baraúna de Almeida (São Roque) –a distribuição nas escolas acontecerá no dia 15 e, para quem perder a data, poderá ir à escola no dia 19.

ESCOLAS DO CAMPO– Nas escolas do campo, a distribuição será por rota.