Um dos destinos mais visitados da Bahia, a cidade de Ilhéus mantém a vocação turística e tradição de lotar durante a alta temporada. De acordo com dados de empresários do setor hoteleiro da cidade, foi registrado índice médio de 90% de ocupação para o período do Carnaval. A cidade possui aproximadamente nove mil leitos, que vão desde empreendimentos de luxo a simples albergues.

Com cerca de 75 quilômetros de praias exuberantes, Ilhéus recebe turistas de diversas partes do Brasil e do mundo. Conforme informações da Socicam, concessionária que administra o Aeroporto Jorge Amado, são aguardados cerca de 60 mil passageiros, entre embarques e desembarques das operações regulares no mês de fevereiro, e, desse total, 2.200 nos voos extras, para os dias 21, 22, 25 e 26 de fevereiro. As principais origens e destinos no período serão Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

Paralelo às festas momescas, a cidade recebe a temporada de cruzeiros marítimos, que movimenta a economia local durante o período do verão, fortalece o turismo e coloca Ilhéus em evidência no cenário mundial. Três escalas estão previstas para atracar nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, no Porto do Malhado.