O Ministério da Educação (MEC) não está emitindo novas identidades estudantis (IDs) – as carteiras digitais de estudante. A suspensão, que começou a vigorar ontem, deve-se ao fim da validade da Medida Provisória 895/2019, que instituía o aplicativo e, gratuitamente, disponibilizava o documento virtual para estudantes de instituições de ensino brasileiras.

A ID Estudantil dá, ao estudante, direito a meia-entrada em eventos culturais e esportivos. De acordo com o MEC, as 325.746 IDs estudantis já emitidas continuarão valendo, até sua data de expiração.

Segundo o MEC, o objetivo da ID Estudantil é oferecer uma alternativa à carteirinha de plástico que continua sendo emitida por entidades estudantis como UNE e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), a um custo de R$ 35,00 + Frete (Feito via site).

A MP garante que as carteiras digitais valem enquanto o aluno permanecer matriculado na instituição de ensino, mesmo que ela não seja votada pelo Congresso. Assim, o estudante que começou um curso de graduação neste semestre e emitiu o documento até domingo (16) poderá usar até terminar a faculdade.

Uma alternativa mais barata é a MepBrasil (Movimento Estudantil Progressista do Brasil) que lançou no final de 2018 um aplicativo dentro da lei federal (APP MepBrasil) Hoje a um custo de 15,00 a digital, tendo a opção da digital e física por R$ 35,00 (Mais Barata e mais rápida que a da UNE) e a física por 25,00.

Para maiores informações sobre a MepBrasil entrar em contato via Whatsapp (73) 99196 -5470.

Baixe o App MepBrasil

Versão para IOS

https://apps.apple.com/br/app/mepbrasil/id1484992858

Versão para Android

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mepbrasil.app