O Asfalto Legal, programa de requalificação asfáltica do Governo Municipal já contemplou 27 localidades espalhadas entre as zonas urbana e rural de Ilhéus. A revitalização e requalificação de vias públicas são algumas das prioridades instauradas na atual gestão. As atividades seguem o cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra), que prevê a conclusão de obras em 27 outras localidades.

De certo, o pacote de serviços impulsiona a transformação na mobilidade urbana e melhora o tráfego nas áreas atendidas. “Algumas comunidades sofriam com a falta de recapeamento asfáltico. Ao contrário das gestões passadas, estamos avançando, compreendendo que essa operação é emergencial. O que era problema transformamos em solução”, argumentou o prefeito Mário Alexandre.

Conforme a Seinfra, mais quatro obras de pavimentação asfáltica estão em andamento nos bairros Nossa Senhora da Vitória, Hernani Sá e Conquista. O Município já entregou a reforma da Escola Municipal do Iguape; as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Sarah Kubitschek e Joaquim Sampaio; construção da UBS Avenida Esperança, pavimentação da Rua Santa Barbara; Rua da Linha; Rua do Horto e Rua Nova Jerusalém e a reforma do ponto de ônibus do Paredão do Hospital São José.

O Asfalto Legal executou e concluiu ainda ações de melhoria em outros pontos da cidade: canteiros das avenidas Litorânea, Itabuna (Posto Brasil) e Canavieiras. Requalificou ainda inúmeras praças da cidade, entre elas, a da Avenida Itabuna; Tamarineiro; Cecília (Pontal); Cristo (Central de Abastecimento do Malhado) e a de Inema. Também os trevos da Barra, Pontal, Avenida Princesa Isabel, Embasa (Cidade Nova); Escadarias da Rua Uruguaiana; Paredão Avenida Itabuna e Mirante Alto da Conquista.

Mutirões comunitários – Já foram realizadas diversas ações conforme estabelecido pela Lei Municipal nº 3.919/18, cuja legislação, instituiu o Programa de Pavimentação Comunitária e Voluntária, com o objetivo de promover em parceria com a comunidade, a execução dos serviços de saneamento básico, recuperação e construção de pavimentação urbana e rural, restauração de prédios e monumentos públicos, arborização de vias públicas.

As ações já beneficiaram diversas localidades com obras complementares de infraestrutura urbana nos logradouros públicos. O distrito de Sambaituba e os bairros Teotônio Vilela e Alto do Amparo foram receberam melhorias graças aos mutirões comunitários.

Balanço Seinfra – Programa Asfalto Legal

Entre as localidades com ações concluídas, estão a Primeira Travessa Nossa Senhora das Graças, as avenidas Luís Eduardo Magalhães e Antônio Carlos Magalhães (Malhado); avenidas Osvaldo Cruz (Cidade Nova), Coronel Misael Tavares e 2 de Julho (centro). Seguiu nas ruas Visconde de Mauá, Araújo Pinho, Bento Berilo, Tiradentes, Prado Valadares, Santos Dumont, Conselheiro Dantas, Eustáquio Bastos e Coronel Paiva. As praças Manoel Castro Nery e Cairu, no centro. Rua São Luiz (Conquista) e Rua Madre Thaís (Teresópolis).

Na zona norte, requalificada a Avenida Itacanoeira (Savóia) e Avenida Beira Rio (Iguape). Na zona sul, as avenidas Getúlio Vargas e Lomanto Júnior (Pontal). Avenida Lótus (Nelson Costa); ruas Bela Vista e Eixo Local A (Hernani Sá). Entre as localidades com ações em andamento estão a Rua da Matriz (paralelo) e Rua Arnoldo Neves, no Nossa Senhora da Vitória. Na Rua Monsenhor Evaristo (paralelo e asfalto) na Conquista. Rua José Pereira Cupertino (Loteamento Gabriela), na entrada da Urbis.

Mais obras, mais melhorias – O programa de requalificação de ruas e avenidas da cidade não para por aí! Entre as localidades com início previsto de obras, estão a Rua Ladeira da Vitória (Centro); ruas Clemente Mariano, Uberlândia e Ipanema (Malhado); Rua Diaconisa Góes (trecho 1 e trecho 2); ruas José Petrúcio, São Cristóvão, Nossa Senhora Aparecida, São José, Airton Senna, Joana D’Arc e Leonardo Alves.