A cidade de Ilhéus já iniciou a preparação do receptivo turístico para a temporada 2019-2020 de navios, que começa no próximo sábado (16), com a chegada do MSC Fantasia. A previsão é de que a embarcação atraque às 8h, no Porto do Malhado. O município receberá 20 escalas de transatlânticos, sendo aguardados aproximadamente 70 mil visitantes e 14 mil tripulantes, entre novembro de 2019 e abril de 2020, segundo informações da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba).

O prefeito Mário Alexandre enfatiza que o turismo é um vetor econômico e movimenta toda a cadeia produtiva da cidade. “Durante a temporada de transatlânticos, pessoas do mundo inteiro terão a oportunidade de visitar um dos destinos mais lindos e procurados da Bahia. Queremos potencializar o desenvolvimento econômico, sustentável e social, atraindo investimento em diversos setores, com geração de renda e emprego para a nossa gente. Um novo ciclo de crescimento se inicia”, destacou.

Receptivo em novo local – Segundo o recente normativo expedido pela Codeba no dia 10 de outubro de 2019, sob o título “Cruzeiro Marítimo – Embarque/Desembarque/Receptivo no Porto de Ilhéus”, as operações de embarque e desembarque dos passageiros atendem aos regramentos do Plano de Segurança Público Portuário, com isolamento das áreas ocupadas pelas cargas gerais. No item “Estacionamento e Controle de Veículo”, a norma estabelece no dispositivo que “não será permitido o estacionamento de veículos que não estejam vinculados às operações portuárias em curso”.

De acordo com o Secretário de Cultura e Turismo, Fábio Manzi Junior, o governo municipal, em reunião com o diretor presidente da Codeba, José Alfredo de Albuquerque e Silva, “dedicou todos os esforços para que o receptivo dos turistas fosse tradicionalmente mantido no Porto de Ilhéus. Porém, em razão da normativa recentemente expedida pela Codeba e a necessidade do Município de respeitar as normas que obedecem a um regulamento internacional de segurança, o local do receptivo dos turistas precisou ser transferido para o Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, que fica ao lado do Porto de Ilhéus”.

No que se refere ao recente posicionamento divulgado pelo Sindicato dos Taxistas de Ilhéus, o Secretário Manzi Jr. explicou ainda que “a logística dos turistas na contratação com os taxistas continuará a acontecer normalmente. A única diferença é que ao invés da recepção acontecer no Porto, acontecerá no Centro de Convenções, o que em nada interferirá na atividade profissional dos taxistas, uma categoria importante para somar no turismo da amada cidade de Ilhéus”.