POR: G1

A Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri), vai cadastrar pescadores e marisqueiras afetados pelo óleo que tomou o mar do nordeste brasileiro há pouco mais de dois meses.

Conforme o presidente da Bahia Pesca, Marcelo Oliveira, o cadastramento tem o objetivo de indicar quem são as pessoas afetadas pelo desastre ambiental, de forma que o governo federal possa desenvolver políticas compensatórias emergenciais.

Técnicos da empresa estão visitando, ao longo desta semana, diversas comunidades de pescadores para fazer o cadastramento dos profissionais prejudicados pelo desastre ambiental.

Em Salvador, o cadastramento será realizado na Feira de São Joaquim, no bairro da Calçada, nesta quarta-feira (6) até as 16h. Já na região metropolitana e interior da Bahia, serão cadastrados, até sexta-feira (8), pescadores e marisqueiras de Jandaíra, Lauro de Freitas, Subaúma, Camaçari e Entre Rios. [Confira a programação abaixo]

Para se cadastrar, os pescadores devem levar RG, CPF, NIS, comprovante de residência e, se houver, Registro Geral de Pesca (RGP).

Programação de cadastramento (sempre das 8h às 16h)

  • Jandaíra (comunidade de Abadia): quarta-feira (6)
  • Entre Rios (na praia de Subaúma): quarta-feira (6)
  • Salvador (Feira de São Joaquim): quarta-feira (6) e quinta-feira (7)
  • Entre Rios (na Associação de Moradores de Massarandupió): quinta-feira (7)
  • Jandaíra (comunidade de Cachoeira): quinta-feira (7)
  • Jandaíra (comunidade de Mangue Seco): sexta-feira (8)
  • Lauro de Freitas (praia de Buraquinho): sexta-feira (8)
  • Camaçari (em Arembepe): sexta-feira (8

As manchas de óleo começaram a chegar à Bahia em 3 de outubro, quase um mês após o início do problema no país. Ao menos 30 cidades baianas e o Parque Nacional de Abrolhos já foram atingidos. O Governo do Estado decretou situação de emergência.

Os pequenos fragmentos de óleo foram detectados em Abrolhos – berço de baleias-jubarte e de espécies raras de corais foram confirmados pela Marinha no dia 2 de novembro. Por causa disso, a visitação a Abrolhos foi suspensa por três dias.

Desde o início da semana, quando praias de municípios próximos foram contaminadas, pescadores realizavam uma força-tarefa para impedir que o petróleo chegasse a essa região, porém a ação não impediu o problema.