O Departamento de Agricultura da Prefeitura de Itabuna já concluiu o projeto da Primeira Feira do Agricultor Familiar e Produtor Rural que acontecerá no período de 15 a 17 de novembro próximo na área do Parque Hugo Kaufman, ao lado do Centro Administrativo Firmino Alves, no bairro São Caetano. “Será um dos maiores eventos deste nível já realizado em Itabuna”, garantiu o secretario de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, ao adiantar que todas as 24 associações de produtores rurais de Itabuna e de outros municípios da região confirmaram presença.

Uma das principais novidades do evento é uma casa de farinha artesanal que será instalada no local visando mostrar ao público como se produz farinha de mandioca, alimento muito comum na mesa do baiano e da região nordeste do país. A coordenadora do Departamento de Agricultura da Sema, Conceição Nascimento informou que todos os produtos produzidos nas comunidades rurais do município estarão à disposição do público.

“Além de ser uma atração a mais em Itabuna, a feira será uma opção interessante e a oportunidade que o consumidor terá para adquirir produtos de boa qualidade, sem uso de agrotóxicos, vindos diretamente do campo”, destacou a coordenadora, acrescentando não ter duvida de que será um grande evento.

O consultor da Secretaria de Sustentabilidade Econômica, Roberto Pacheco, um dos mais entusiasmados com a produção rural e pela permanência do homem no campo, ressaltou a importância da Feira do Agricultor Familiar e Produtor Rural não apenas para mostrar o que há de melhor na produção de hortifrutigranjeiros, mas também uma forma de valorizar o trabalhador rural, “aquele que contribui para o desenvolvimento social, econômico e financeiro em nossa cidade e em nossa região”.

O chefe de Escritório Territorial Litoral Sul – Companhia de Desenvolvimento Regional – Car, do Governo Baiano, Abiel da Silva Santos confirma que a Prefeitura de Itabuna “tem um olhar especial para o trabalhador e sua produção rural, e ao mesmo tempo, dá um passo importante rumo à valorização da agricultura familiar, a inclusão e o incentivo importantes às famílias desses agricultores”.

Disse ainda que o Governo Baiano não mede esforços para apoiar projetos desse tipo, “que contribuem decisivamente para o acesso uma renda adequada e uma melhor qualidade de vida do cidadão”.