O falso dentista, Paulo Henrico Almeida, de 38 anos, investigado por lesão corporal e exercício ilegal da profissão nas cidades de Vitória da Conquista e Itabuna, na Bahia, foi preso na manhã desta segunda-feira (30). Ele é suspeito de causar lesões e mutilações em pelo menos 15 pessoas atendidas por ele em clínicas localizadas nas duas cidades baianas.

De acordo com a Polícia Civil, o homem foi detido na casa onde morava, em Itabuna, no sul do estado, após ter prisão preventiva decretada pela Justiça. Paulo foi levado para o presídio. A ação foi deflagrada por equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), que investiga o caso na região e tinha feito o pedido de prisão.

Vítimas 
Na decisão judicial, consta que Paulo atingiu a “integridade física das vítimas, cerca de 17 , inclusive causando nalgumas delas lesão corporal grave e gravíssima, e que ele exerceu ilegalmente a profissão”.

O juiz argumentou ainda que entre as vítimas está Carlos Victor Souza de Jesus, que tem hidrocefalia, e teve todos os dentes retirados de uma única vez pelo denunciado, “causando-lhe lesões corporais de natureza gravíssima e grave, em razão de deformidade permanente e debilidade permanente das funções mastigatórias, estéticas e fonéticas, conforme laudo pericial juntado”.

Outra vítima foi a idosa Maria do Carmo Nascimento dos Santos, 61 anos, submetida a procedimento odontológico para colocação de doze pinos para implantes, no mesmo dia, resultando em lesões corporais de natureza grave em razão de debilidade permanente da função mastigatória.

No documento, consta também que Manoel Ribeiro de Queiroz, 50 anos, teve extraídos todos os dentes da arcada superior em uma única sessão, para realização de protocolos de implantes osseointegrados, sendo colocados no mesmo dia seis implantes, sofrendo lesões corporais de natureza grave em razão da debilidade permanente da função mastigatória, estética e fonética, conforme laudo pericial juntado.