WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia







setembro 2019
D S T Q Q S S
« ago   out »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
videos


POLÍTICA: Militante do PT, afirma que o Maior grupo político, em Ilhéus, é do PP

Através de seu perfil no Facebook, o militante petista , estudante universitário, e ex-candidato a vereador, Jerberson Josué, fez um analise do atual quadro das eleições de 2020. confira!

“Ilhéus 01 de setembro de 2019.

Vou logo avisando, é uma leitura longa. Mas, garanto que no fim, pode lhe ser útil. Faltando 13 meses e 6 dias para o pleito municipal de 2020. Vou ousar fazer um retrato da paisagem política ilheense do momento. Claro que ainda é precoce qualquer cavamento de resultados, mas, cada peça, digo articulação são feitas a cada dia. Uma pesquisa roda os bastidores, porém sem registro no TRE é veladamente proibido sua divulgação. Seguimos então.

Vou ousar fazer um retrato da paisagem política ilheense do momento. Claro que ainda é precoce qualquer cravamento de resultados, mas, cada peça, digo articulação são feitas a cada dia.. No caso na reta final foi um tal de pula pula da barca do candidato oficial pra o que candidato que despontou como virtual vencedor. Hoje assistimos o prefeito Mario Alexandre montar um inicio de tabuleiro, que ja conta com alguns partidos, entre eles o partido do presidente, o PSL, o PDT do ex vereador e ex candidato a prefeito em 2016 dr Cosme Araújo, o PRB do vereador Ivo da igreja universal com direito a declaração aberta de apoio pelos deputados Marcio Marinho e José de Arimateia. No bojo inicial o prefeito tem seu PSD, PTdoB, PV e o PSC, esses são por enquanto os partidos que claramente demostram pensamento de seguir no barco do prefeito na busca da reeleição, outros devem aderir no caminho.

No campo das oposições temos uma fragmentação , natural por ter antagônicos no processo de disputa. O maior e consistente é o progressista do ex prefeito Jabes Ribeiro. Nesse grupo existe algumas dúvidas pra quem ta de fora como eu. São elas; quem será o candidato e qual nível de envolvimento do tetra prefeito e ex deputado Jabes Ribeiro. Cacá tem o recall eleitoral de 2016 ficando em segundo lugar com 18 mil votos e de candidato a deputado estadual com 12 mil votos e 2018 na cidade, sendo o mais votado. Mas, há quem defenda o nome do ex presidente da cãmara o advogado dr Joabs Ribeiro. Alguns defendem até o próprio Jabes na disputa. A velha raposa com vasta experiência pra da e vender é quem sabe quais os planos e saberemos no decorrer do caminho.

Valderico Reis Junior, no Podemos, tem rodado e organizado um grupo que o coloca em todos levantamentos em boas colocações, porém é calouro no jogo e terá que demostrar garra na hora que a onça beber água e os opositores ataca e tentar tirar apoiadores, comum nessas disputas. O PT é a noiva desejada por quase todos grupos, hoje tem o empresário Nilton Cruz como pré candidato e luta pra ter a boa vontade dos pares da capital e apoio do governador, coisa inédita em candidatos do partido na cidade, que pragmaticamente os governadores petistas sempre preferem ficar de fora da disputa local, exatamente poque em Ilhéus “todo mundo que ganha é dele“, dai pra quer gastar energia, o governo tem maior importância que o partido na cidade.

A luta do companheiro Nilton é herculia, além de também ter uma luta se fazer conhecido nas camadas mais baixas da sociedade, a boa notícias pra Nilton é lembrar que em 2012, a professora Carmelita saiu de 1% e contra a maquina do estado, sem apoio de maquina nenhuma, por muito pouco não venceu o ex prefeito Jabes, ficando com 29981 votos, maior votação de um candidato derrotado na história. Boa sorte ao companheiro Nilton, tamo junto! Seguindo. O ex deputado Bebeto Galvão tentou organizar uma frente de esquerda na cidade, chamando pra conversar o PT, PCdoB e seu PSB, mas, as tratativas foram paralisadas com sua nomeação para o cargo de representante do estado junto ao governo federal, em Brasília.

O dr Cosme tem demostrado engajamento no governo Marío. O vice prefeito Nazal da REDE, rompido com o prefeito, faz caminho solo. O professor Reinaldo Soares que foi candidato em 2016, busca ser o candidato da galera da `´nova politica“, que engloba o partido Novo e do RenovaBr, ainda sem uma clara definição.

Dra Lú Cerqueira lidera um grupo que segundo meu amigo Nicolau, tem 3 partido da base do prefeito de Salvador Neto, ainda não foram divulgado quais, mas, ela segue na pré campanha. O nome da secretária de ciência e tecnologia da Bahia, ex reitora da Uesc, professora Adélia Pinheiro é citada como possível candidata , chegando a ser citada em levantamentos, dizem nos bastidores que o governador Rui tem bons olhos pra idéia, a saber se ele teria coragem pra apostar.

Alguns dizem que é possivel ela ser também candidata a vice em alguma das principais chapas. O ex secretario e ex vereador Alcides também é citado em qualquer discussão, o próprio ja declarou em sua página no facebook, o desejo de ser candidato, se diz preparada pra missão, eu particulamente também acho. Só não sei por qual partido. Igualmente ex secretário e ex vereador Alisson Mendonça também é outro politico experiente que vislumbra a possibilidade de concorrer. Alisson também terá que buscar abrigo, caso realmente queira ser candidato. Outro ex secretário que tem dito que é pre candidato é Carlinhos Freitas, a saber se seu PTB legenda de fato.

O PSOL ainda não definiu quem será o candidato, mas, com certeza terá. Moacir Pinho ou Bernadete, pode ser um dos nomes a concorrer. Augusto Junior da ASPRA é lembrado, não sei até onde vai. O ex presidente da OAB e ex vereador Marcus Flavio, contam que querem lançar no preito de 2020 e dr Mesaque, onde um grupo de amigos tem se organizado pra difundir o nome dele como pré candidato. Outros nomes sem inserção no meio politico tem sido comentado nos bastidores como exemplos do tenente coronel Barreto e Marcelo Bandeira. Com o andar da carruagem saberem mais de quem, como e se vão continuar na jornada em busca do Palácio Paranaguá.

Esses nomes citados li ou ouvir em algum lugar que seriam, podem não ser. Muitos querem ser, poucos tem grupo pra realizar o desejo. Na tal pesquisa, mostra uma grande rejeição do gestor e um grande numero de resposta, de não ter candidato ou não saber. Mais de 80% da população não ta nem ai pra politica e eleição. Isso deixa o jogo TOTALMENTE ABERTO E SEM PROGNOSTICO POSSÍVEL. Aos candidatos SEBO NAS CANELAS E BOA SORTE! Fico por aqui, posso esta totalmente errado, mas, é o que acho e penso. Mês que vem volto a analisar minha visão da política local.

A quem teve a coragem e vontade de ler esse longo texto, minha gratidão, de JERBERSON JOSUÉ.”

1 resposta para “POLÍTICA: Militante do PT, afirma que o Maior grupo político, em Ilhéus, é do PP”

Deixe seu comentário





rl consultoria




web