As comemorações em homenagem à Nossa Senhora das Vitórias, padroeira de Ilhéus começaram no dia último dia 6 de agosto, com as tradicionais novenas e finalizam nesta quinta-feira (15), feriado religioso no município. A programação festiva inclui alvorada, missa e procissão por algumas ruas do Centro e do bairro Nossa Senhora da Vitória, na zona sul de Ilhéus.

A solenidade será presidida pelo padre Paulo Brandão, às 10h, na Igreja Nossa Senhora da Vitórias, no alto Teresópolis, na Conquista. Na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, no bairro Nossa Senhora da Vitória, o momento solene será conduzido pelo pároco José Nilton Lapa, às 9h30min. O prefeito Mário Alexandre participará da solenidade e acompanhará a caminhada de fé.

A Igreja Nossa Senhora das Vitórias é um dos principais Santuários Marianos do Brasil. O local representa um patrimônio cultural de valor singular, uma vez que remete à lenda envolvendo a fé cristã dos colonos portugueses à época da invasão francesa e holandesa. Ao lado da Igreja Nossa Senhora das Vitórias funciona o cemitério municipal que leva nome da padroeira.

Programação

Igreja Nossa Senhora das Vitórias – Alto Teresópolis (Centro)

5h – Alvorada Festiva

7h – Missa das Intenções

10h – Missa Solene

15h – Ofício de Nossa Senhora

16h – Procissão

Paróquia Nossa Senhora das Vitórias – bairro Nossa Senhora da Vitória (zona Sul)

5h – Alvorada Festiva

9h30min – Missa Solene

11h – Procissão com Bênção do Santíssimo Sacramento

12h30min – Almoço Comunitários