As escolas da rede municipal de Ilhéus estão sendo contempladas com atividades de cidadania, civismo e esporte. O projeto Escola Segura, lançado pela Guarda Civil Municipal (GCM) atende a cerca de dois mil estudantes, promovendo a inserção daqueles que estão em situação de vulnerabilidade. Na última sexta-feira (9), no auditório do Centro Administrativo da Conquista, a equipe responsável pelo projeto exibiu os resultados obtidos com a implementação da iniciativa nas escolas.

De acordo com o coordenador do Projeto Escola Segura, Anderson Cláudio de Almeida, as ferramentas de diálogo se tornam parte imprescindível desta ação social. “O diferencial do projeto está no foco dado à questão humana. Boa parte das ocorrências de violência é resultado de problemas familiares ou conflitos nas relações entre estudante e professor. Sugerimos um diálogo mais aberto, no qual jovens e adolescentes terão espaço para conversar sobre bem-estar emocional ou assuntos propostos por eles que sejam pertinentes ao projeto”, explica.

Por sua vez, o comandante da Guarda Civil Municipal, Leonardo Bandeira destacou que o evento é um retorno dado aos representantes das escolas e à população.  “Intermediamos o diálogo com os jovens abordando temas como bullying, noções de cidadania, automotivação e situações que possam vir a interferir na educação e no aprendizado do aluno. Apresentamos também o resultado do projeto de ‘jiu-jitsu também educa’, identificando um bom desempenho na avaliação escolar”.

A proposta consiste apresentar aos estudantes o diagnóstico da violência nas escolas e nos entornos, situação recorrente em muitas instituições de ensino do município. Visando levar a política de segurança para os ambientes escolares, a equipe elabora as palestras de acordo com a demanda do público-alvo. Bandeira lembrou que o projeto conta com a parceria do Ministério Público do Trabalho (MPT), que doou instrumentos musicais e equipamentos de informática que vão integrar as próximas oficinas com aulas de canto, de violão e de bateria.