WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

camara ilheus secom bahia





agosto 2019
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
videos


ILHÉUS: Seminário de atenção primária à saúde discute democracia e políticas públicas

No Dia Nacional da Saúde, data em que se comemora ainda o nascimento de Oswaldo Cruz, médico e pioneiro da medicina experimental no Brasil, a oportunidade de rediscutir os avanços na democracia e as estratégias indispensáveis para enfrentar os desafios da saúde pública no município de Ilhéus. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) organizou nesta segunda-feira (5), no Centro de Convenções, o I Seminário de Atenção Primária, que busca contribuir para o debate sobre as opções de fortalecimento do setor em Ilhéus.

O público participante contou com os palestrantes, dr. Jairnilson Paim, do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (ISC/UFBA) e dra. Cristina Setenta Andrade, da UESC/UESB, que na ocasião, analisaram e apresentaram resultados, uma série de evidências científicas sobre o impacto da atenção primária à saúde na redução das desigualdades e na melhoria dos indicadores de saúde na Bahia, no Brasil e no mundo. O encontro reuniu estudantes, profissionais e articuladores dos setores da saúde.

Avanços – O prefeito Mário Alexandre ressaltou o êxito do evento na atual gestão municipal. Para ele, houve aumento da cobertura, acesso, equidade e satisfação dos usuários do SUS. “Quando assumimos o governo de Ilhéus a saúde tinha um índice de rejeição de mais de oitenta por cento. Para contrariar tudo isso, reorganizamos o setor e ampliamos a oferta dos serviços, com profissionais concursados, médicos, reformas de postos de saúde e melhoria no atendimento de toda a rede”.

Ao destacar os 30 anos do SUS no Brasil, dr. Jairnilson Paim disse que o sistema é uma conquista do povo brasileiro. Na sua avaliação, o SUS não saiu de governantes, partidos políticos e nem dos organismos internacionais. “O SUS nasceu nas periferias, zonas rurais, da organização popular, dos profissionais de saúde e dos pesquisadores. Estamos vivendo um momento difícil para a democracia no País. Há uma preocupação em trazer essa conquista de forma mais clara e isso se faz com atenção básica e primária”, frisou.

Já o titular da Saúde em Ilhéus, Geraldo Magela lembrou que este trabalho começou em 2018, no processo de reorganização do trabalho da rede de saúde municipal. “Este cenário vem coroar o trabalho e lançar novas propostas, graças aos investimentos na saúde e na atenção básica, especificamente, feitos pelo prefeito Mário Alexandre. Isso melhorou, significativamente, e portanto, está de parabéns a equipe por ousar fazer uma saúde diferente e transformadora no município”.

O diretor da Atenção Básica e Primária da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), José Cristiano Sóstenes salienta a atual gestão tem feito seu dever de casa, com ações e investimentos na atenção primária. “Esse evento fala aquilo que precisa ser avançado, e casa muito bem com o momento que Ilhéus está vivendo. O Estado tem monitorado e compartilhado todos os investimentos, através do apoio, porque acreditamos numa gestão que está efetivamente executando aquilo que tem sido proposto”.

Primeiro evento – O objetivo é permitir uma aproximação ainda maior dos conceitos e das técnicas de avaliação em saúde, voltadas para atenção primária à saúde, conforme disse a diretora da atenção básica do município, Jailma Cunha Lima. “A ideia desta primeira edição é construir um seminário com ênfase na democracia e na saúde, a fim de fortalecer nossas práticas de atuação na rede, através da experiência de renomados profissionais”, declarou a diretora.

Os articuladores ressaltaram as ações do Governo do Estado, cuja parceria visa, prioritariamente, a ampliação da oferta dos serviços da atenção básica no município. Com a parceria, disseram os gestores “foi possível ofertar um atendimento com maior qualidade, estabelecendo metas nos processos de democratização destes serviços”. Por último, destacaram o apoio da faculdades e universidades no município e na região, na oferta dos cursos de extensão que beneficiam diretamente os alunos destas instituições.

O evento contou ainda com a participação do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rafael Santos; representante do Departamento de Saúde da UESC, Cristiano Bahia; professora emérita da UESC/UESB, Cristina Setenta Andrade; representante da Faculdade Madre Thaís, Andréa Dickie; vereadores Makrisi Sá e Ivo Evangelista, além dos membros da Comissão de Saúde; integrantes do EdPopSUS; agentes comunitários de saúde e agentes de combate as endemias e diretores e coordenadores.

1 resposta para “ILHÉUS: Seminário de atenção primária à saúde discute democracia e políticas públicas”

  • Melk Rabelo says:

    Carlos Dorneles, não me marque em patuscada do dotô Marão, não preciso de atendimento em posto de saúde do município, nunca fui nem membros da minha família foram atendidos em postos de saúde, Hospital Regional e Hospital da Costa do Cacau.Temos plano de saúde de cobertura Internacional.

Deixe seu comentário





web