Nas primeiras horas de chuvas ocorridas na manhã de quinta-feira (21), uma ação conjunta da Prefeitura de Ilhéus reuniu Defesa Civil e secretarias municipais de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Serviços Urbanos e Desenvolvimento Social, na Ladeira da Tapera. Homens e máquinas trabalharam para amenizar os estragos. No local, uma casa abrigava uma família com três pessoas e durante as chuvas a estrutura começou a ruir, mas felizmente ninguém saiu ferido.

Elizaldino Mota de Andrade morava com sua mãe e irmã. Ele narra que já era madrugada quando ouviu os ruídos fortes. “Desse momento em diante não conseguimos mais dormir. Quando clareou foi que avistei as rachaduras e ligamos para a Defesa Civil”. O secretário de Infraestrutura de Ilhéus, Átila Docil, explica que o caso do morador Elizaldino se tratou de uma erosão que fez ruir a estrutura da casa.

Medidas – “Fizemos a demolição de parte do imóvel, colocamos uma lona no restante da estrutura e preparamos o local de uma forma que a água não corte o pé da encosta. Assim que o sol abrir e melhorar o tempo, executaremos uma limpeza geral do terreno de uma forma adequada. A princípio, o imóvel está condenado, pois o talude não tem condição nenhuma de manter a estrutura”, conclui o secretário.

O aspecto geográfico, somado às construções irregulares, provocam deslizamentos de terras e, consequentemente, desabamento de moradias. A é de mais chuvas nos próximos dias. Os principais locais atingidos foram os altos da Legião, do Amparo, registraram queda de barreiras. Nos altos do Nerival e do Coqueiro, quatro famílias ficaram desabrigadas. A Defesa Civil registrou 97 pontos críticos da cidade.

Monitoramento – Segundo o coordenador da Defesa Civil, Joandre Neres, o monitoramento acontece 24 horas, durante todos os dias do ano. “Os chamados vinham a todo o momento, porquê choveu 116 milímetros em apenas nove horas, correspondente a 53,4% do volume previsto para todo o mês de março (247 milímetros). O órgão está de plantão, para prestar socorro às famílias atingidas”, assegurou. Em caso de emergência, ligue para a Defesa Civil: (73)98178-2255 ou 98825-6590.