Atendendo determinação do prefeito Mário Alexandre, a Defesa Civil está prestando assistência total às famílias atingidas pelo rompimento de adutora da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), ocorrido no último domingo (17) no Alto da Tapera. Com o rompimento dos dutos, a força da água invadiu cinco imóveis, porém ninguém ficou ferido.

Segundo coordenador do órgão, Joandre Neres, após o socorro imediato aos moradores no domingo, a Prefeitura de Ilhéus intermediou junto à Embasa as providências necessárias para alojamento das famílias em locais seguros. “Monitoramos a transferência da maioria dos moradores para hotéis e de uma família para imóvel alugado, solicitamos da empresa alimentação para as vítimas e fizemos a vistoria básica da área”, relata o coordenador.

Na tarde desta quarta-feira (20), haverá uma reunião entre a Defesa Civil e Embasa, para definir os encaminhamentos necessários às indenizações das famílias que perderam os imóveis. Uma casa já foi demolida e outras quatro localizados na área de risco serão derrubadas.

Fiscalização – “Acompanharemos os trâmites até que as indenizações sejam resolvidas, depois as casas serão demolidas e por fim vamos vigiar, juntamente com a Embasa, para que outros imóveis não sejam construídos no local, que além de ser uma área de risco de deslizamentos naturais é também vulnerável pela presença da tubulação de água”, explica Joandre Neres.

O coordenador da Defesa Civil de Ilhéus adianta que o prefeito Mário Alexandre já solicitou uma revisão dessas áreas por onde passam os dutos da Embasa e também a fiscalização das caixas d’água, a fim de evitar riscos para as famílias que vivem nestes locais.

A equipe da Defesa Civil também está inspecionando as redondezas do local do acidente, para identificar possíveis riscos de rompimento. “Fizemos uma avaliação básica nas áreas próximas e percebemos que não há perigo de acontecer outro acidente nestas proximidades”, conclui o coordenador.