No próximo sábado (29), os trabalhadores sindicalizados do SINDICATO DE TRABALHADORES NA MOVIMENTAÇÃO DE MERCADORIAS EM GERAL DO SUL E EXTREMO SUL DA BAHIA -SINTRASUL, escolherão a nova diretoria que irá ficar à frente da categoria pelos próximos três anos.

Para disputar a eleição, o sindicato veio se dividindo entre o atual e o novo. O SINTRASUL, após brigar na justiça para realizar a eleição, conseguiu formar duas frentes de oposição a atual gestão, oficializando  três chapas  em busca de pleitear os votos dos mais de 900 trabalhadores sindicalizados pela categoria.

Presidida pelo atual presidente do Sindicato, Carlos Augusto (Augustão), o qual vem sendo apontado, pelos trabalhadores como uma das piores gestões, devido a ausência de respeito e organização para com os sindicalizados, a Chapa 1 terá que enfrentar a força da categoria, pois as duas chapas que também concorriam ao pelito decidiram se unir.

Após a decisão tomada pelo Ministério do Trabalho de impedir a Chapa 2 de concorrer ao processo eleitoral, alegando ausência de quórum, o presidente da chapa, Luis Carlos,  decidiu fortalecer a Chapa 3,  “Quando convidava as pessoas, elas se negavam a participar com medo de represália de Augustão, hoje a justiça do trabalho alega que a minha chapa, não pode participar porque não tem quórum. Vejo que é mais do que necessário, abrirmos uma frente de luta para combater estas atitudes. Trabalhador deve ser respeitado e livre para votar”, afirma Luis Carlos .  ” O objetivo agora é unir forças e mudar a cara do SINTRASUL, elegendo uma chapa que respeite e lute pelos direitos dos trabalhadores. É por isso que hoje a Chapa 2 se une a Chapa 3 para o bem do sindicato de todos os trabalhadores da categoria”, ressaltou Luis Carlos em reunião, na tarde de ontem (27), com Marco Pepy, liderança sindical que preside a Chapa 3, a qual compõe a maior chance de vencer o pleito deste sábado, por obter propostas solidas aos trabalhadores e conseguir representar as reivindicações dos mesmos.

Para o presidente da Chapa 3, a decisão de unir as forças foi a atitude mais produtiva para o sindicato. ” Quando pensamos em um sindicato, precisamos pensar no coletivo, na necessidade dos trabalhadores. Hoje nossa meta é mudar a atual gestão, porque entendemos que o SINTRASUL não pode continuar sendo administrado por indivíduos que não respeitam os direitos dos trabalhadores e que os tratam com descaso, sendo que a logica de um sindicato esta em ouvir o que ecoa da voz dos sindicalizados. Pela luta, pela mudança e por direitos, vamos vencer esta eleição sábado, dia 29 de setembro”, informou Pepy apresentando as propostas que a Chapa 3 possui para os trabalhadores do sul e extremo sul da Bahia.

A Chapa 3 busca em suas propostas garantir benefícios que melhorem e dignifiquem suas condições de trabalho. Transporte gratuito, cesta básica, participação da categoria nas negociações de contratos, cursos de capacitação, plano se saúde familiar.“Tornar o SINTRASUL  um sindicato forte na defesa dos direitos do trabalhador é a nossa missão. Convoco a todos os sindicalizados para votarem na Chapa 3, a chapa da mudança”, conclamou Marco Pepy, informando que a eleição ocorrerá na sede do SINTRASUL, localizada na Av. Antônio Carlos Magalhães, Malhado, em Ilhéus e no ponto de apoio em Itabuna, na 2ª Travessa da rua de Palha, 359, bairro Ferradas, das 9 as 17h.

por Caliana Mesquita