Buscando fortalecer o processo político/democrático brasileiro, a Faculdade de Ilhéus, promoveu na noite desta terça feira (18) o segundo dia de debates com os candidatos a deputado federal com domicilio na cidade de Ilhéus. Segundo o diretor geral da instituição, Almir Milanesi, o objetivo da ação foi promover uma participação politica dos estudantes junto ao processo eleitoral , tornando-os cidadãos ativos na formação politico/administrativa do país.

 ” Este é um momento que temos a oportunidade de conhecer todos os candidatos que possuem propostas direcionadas para cidade de Ilhéus, fornecendo a eles igualdade de tempo e a população, em especial aos estudantes, a oportunidade de analisar o preparo e a capacidade política de cada futuro representante”, ressaltou Milanesi avaliando positivamente a postura mantida por todos os candidatos presentes, que não se abstiveram de responder as perguntas propostas e mantiveram um nível equilibrado de respeito aos presentes.

Coordenadora do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, Dra. Ana Cristina

Coordenadora do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, Dra. Ana Cristina

Entre os candidatos que utilizaram o tempo para falar sobre propostas viáveis e efetivas ao processo politico nacional, Cosme Araújo 1222 foi o que mais se destacou. Questionado sobre temas voltados para saúde, fiscalização do poder público e meio ambiente, o Defensor do Povo apresentou projetos e propostas que irão garantir qualidade de vida da população e o combate eficaz a corrupção no país.

SAÚDE

O primeiro tema direcionado ao candidato Cosme Araújo foi SAÚDE, onde o Defensor do Povo 1222 teve a oportunidade de expor o projeto CardSaúde, que vem sendo apresentado em seu plano de gestão legislativa e despertando o interesse da população que atualmente é vitima do descaso do Governo.

” O Saúde Card é um projeto que visa combater a corrupção no sistema público de saúde brasileiro, em especial em cidades onde o Governo cria ‘elefantes brancos’ para enganar  o povo, enquanto o pessoas morrem nas filas dos hospitais tendo seu direito básico, que é a saúde de qualidade, ceifado pela corrupção do sistema“.  Segundo o futuro Deputado Federal, O CardSaúde permitirá que todo cidadão brasileiro possa utilizar serviços médicos, incluindo exames, consultas e cirurgias em qualquer unidade hospitalar, seja pública ou privada da federação,  utilizando um cartão magnético que informará os dados do paciente e o valor do serviço que será pago pelo Estado as unidades de atendimento.

O objetivo do CardSaúde é eliminar as filas em postos e hospitais públicos,  garantindo ao cidadão o direito a saúde, que lamentavelmente hoje só existe no papel. Será permitido ainda combater a corrupção pois a saúde deixará de ser um objeto de barganha eleitoral, onde políticos determinam quem será ou não atendido, por meio de suas indicações e conchavos. Haverá fiscalização no sistema, já que os serviços serão informatizados e acompanhados pelo Portal da Transparência, que deverá manter o cidadãos informados sobre os gastos da saúde em cada unidade onde o paciente foi atendido. “Saúde direto de todos e dever do Estado”, disse Cosme Araújo 1222.

FISCALIZAÇÃO DO PODER PÚBLICO
O segundo tema abordado foi relacionado a FISCALIZAÇÃO DO PODER PÚBLICO, com uma pergunta direcionada a participação da população nas Comissões Especiais de Inquerito. O futuro Deputado Federal Cosme Araújo 1222 exibiu sua indignação a corrupção vigente no país e disse que irá abraçar  a ideia proposta no debate e se comprometeu em lutar para que as CPIs possam contar com representação popular com amplo direito a voto e a todos os instrumentos de acesso e fiscalização fornecido aos deputados participantes.
MEIO AMBIENTE
O terceiro e ultimo tema apresentado pelo defensor do Povo, foi MEIO AMBIENTE.  Com uma pergunta direcionada para a lavoura cacaueira, o Cosme Araújo 1222 ressaltou a importância de de eleger deputados comprometidos com a região. Cosme foi enfático ao condenar a queda da região no ranking da cacauicultura. ” A Bahia já ocupou o 1ºlugar, hoje esta na 6ª posição. Precisamos olhar com atenção para a cacauicultura pois ela faz parte da história, da cultura e da economia regional“, concluiu Cosme Araújo1222.
Nas considerações finais, Cosme Araújo 1222 utilizou seus 2 minutos para ampliar sua exposição de propostas. O candidato, que também é um profissional renomado do direito, falou sobre segurança pública e condenou a criação de leis imediatistas que servem apenas para “enfeitar mandato” mas sem eficiência nem viabilidade social, e apresentou a avaliação do processo de campanha o qual vem mostrando a aceitação dos cidadãos sul baianos ao seu nome como Deputado Federal 1222.
Para os alunos e convidados Cosme Araújo foi o candidato mais bem preparado. Ao final Cosme foi parabenizados pelos presentes e recebeu mais apoio para sua jornada rumo ao Congresso Nacional.
por Caliana Mesquita