CARTA ABERTA AO POVO DA BAHIA

Amigas e amigos,

Amanhã darei mais um passo em direção a um dos maiores desafios da minha trajetória política. A partir do início do período de Campanha eleitoral, colocarei o meu nome à disposição do povo baiano para representá-lo na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. A possibilidade de deixar a Câmara Municipal de Salvador, órgão que atualmente presido, não é uma decisão fácil, e soma-se a tantas que precisei tomar ao longo de uma caminhada que teve início há mais de 20 anos, com o meu ingresso no PFL Jovem, onde aprendi a fazer política e a lutar por quem realmente precisa. De lá para cá me deparei com escolhas difíceis, como deixar guardada a vontade de exercer a engenharia elétrica, profissão que optei por seguir, após anos de estudo na Universidade Federal da Bahia. Mas tomei essa estrada em prol de um objetivo muito nobre, fazer uma população ter voz e vez.
Fui assessor parlamentar do amigo e líder, ACM Neto, e em 2012 coloquei o meu nome nas urnas pela primeira vez, sendo aclamado vereador de Salvador com quase 7 mil votos. Na Câmara integrei uma onda de renovação que recuperou a imagem do legislativo municipal, esfera que tinha se distanciado do povo e era vista com desconfiança por grande parte da população.
Promover essa reaproximação entre a Câmara e os soteropolitanos, inclusive, foi uma grande missão do meu segundo mandato, quando fui escolhido por 40 dos meus 43 colegas legisladores, a ocupar a presidência da casa. Reconhecimento da minha diligência e empenho na defesa de tantas vozes que foram caladas através do tempo, a exemplo da pessoa com deficiência, idosos e o cidadão de regiões que foram seletivamente esquecidas, e há tanto clamavam por dignidade e mais qualidade de vida. Hoje me orgulho de ter sido um agente de transformação no resgate da autoestima da primeira capital do Brasil, e agora buscarei levar essa experiência para tantos outros locais do nosso estado que precisam da mesma dedicação.
Nesta data que ficará marcada na minha história, estou frente a frente com mais uma escolha nada fácil de tomar, contudo não posso ignorar tantas vozes que espalhadas por outros 416 municípios, se uniram em pedido por minha presença no legislativo estadual. Aos mais de 12,5 mil eleitores que depositaram sua confiança em meu nome, há dois anos, lhes garanto que seguiremos juntos lutando por uma Salvador melhor, mas é chegada a hora de distribuir a prosperidade da qual hoje a nossa cidade é exemplo para os quatro cantos do nosso estado. É por isso que convoco você, que assim como eu tem paixão pela Bahia, a caminhar junto comigo, por sua transformação e pela melhoria da qualidade de vida de nosso povo!

Salvador, 15 de agosto de 2018.

Leo Prates – Presidente da Câmara de Vereadores de Salvador e candidato a Deputado Estadual pela Bahia.