No dia 7 de janeiro, o cantor Tiago Iorc anunciou oficialmente seu afastamento da música sem previsão de volta. E assim foi feito. Tiago desapareceu do mapa. Na ultima sexta foi lançado o novo CD de Ana Vitoria, que teve a produção de Tiago. O trabalho foi feito em abril em Los Angeles, nos Estados Unidos. O contrato de Tiago com a Som Livre se encerrou há um mês e não há previsão de uma nova negociação.

Tiago não tem uma residência fixa e age atualmente como um ‘caixeiro viajante’. A coluna conversou com Felipe Simas, que gerencia a carreira de artistas como Manu Gavassi, e ainda se intitula Empresario de Tiago. Felipe conversou pela última vez com o cantor na segunda feira (dia 30) desta semana, mas não quis revelar onde ele está. “Talvez na América”, despista.

Tiago cobrava em média 125 mil reais por show (cache maior que o de Anitta) e sua última turnê, ‘Troco Likes’, durou 2 anos e meio e teve 300 apresentações. Iorc teve 10 anos de uma bem sucedida carreira e emplacou diversos sucessos. O maior de todos os hits foi “Eu amei te ver” e chegou a ganhar o Grammy Latino com a turnê ‘Troco Likes ao vivo’.

Ele foi o único cantor que ameaçou a hegemonia de Luan Santana na mídia. Isso porque Tiago foi um fenômeno das grandes cidades brasileiras e na TV. Mesmo com tanto sucesso, ele nunca foi ambicioso. Nunca comprou um imóvel, nem sequer um carro ele tinha. Ao saber da proximidade do fim da carreira, deixou o apartamento que alugava na Barra e ficou viajando sem ter onde morar.

Felipe não sabe se Tiago volta algum dia a cantar, mas tem certeza de que ele sempre viverá da música. O empresário conta que Tiago demonstrava uma vontade de “respirar novos ares”. Tiago largou a carreira no auge e não há previsão de volta. Artistas da MPB chegam a ficar 5 anos sem gravar e lançar turnê, mas sempre formam um patrimônio estável. E fazem apresentações esporádicas, nada que Tiago tenha feito. Até o mercado publicitário ele rejeitava. Tiago nunca se incomodou com a fama mas preferia que seus fãs cultuassem as músicas do que o artista.

Resumo: ele queria ser uma Marisa Monte mas percebeu que estava virando uma Larissa Manoela. Talvez por isso tenha decidido sumir. A volta deve acontecer um dia, só não se sabe quando e onde.